Quais são as principais redes sociais para PMEs?

29 de março de 2019

Você tem uma página empresarial nas principais redes sociais, mas será que sabe como e por que utilizá-las? Entenda as vantagens e recursos indispensáveis para o sucesso da sua estratégia!

Todo empreendedor compreende que sua empresa precisa estar presente nas principais redes sociais, e você não está de fora, não é mesmo? Porém, entender o propósito de cada uma de forma mais aprofundada é muito importante para que você possa contribuir de forma efetiva para a estratégia de marketing do seu negócio, agregando a ela o seu ponto de vista enquanto gestor.

Cada rede social possui especificidades, tanto na forma como as pessoas a utilizam quanto no papel que ela cumpre enquanto ferramenta de marketing. Conhecer essas diferenças te permite direcionar a sua comunicação com um embasamento mais qualificado e focado em resultados.

Confira a seguir informações atualizadas sobre o propósito das principais mídias sociais. Entenda também quais são as principais ações que PMEs devem desenvolver para que a estratégia de marketing seja mais efetiva.

Facebook

O Facebook está no topo das principais redes sociais para PMEs, afinal, se trata da rede social mais utilizada pelos brasileiros. Essa informação deixa claro que ter uma página em uma mídia abrangente como essa é indispensável para a divulgação do seu negócio. Além disso, esta é uma das redes mais eficazes para divulgação de conteúdo. Não é atoa que metade das pequenas empresas utiliza o Facebook para negócios no Brasil.

Para que o seu negócio esteja presente no Facebook, será necessário criar uma fan page profissional e alimentá-la É indispensável basear a sua estratégia de marketing no compartilhamento de conteúdos originais, pertinentes e que agreguem algum valor para a audiência. Com isso, sua empresa poderá atrair, informar, engajar e qualificar seus seguidores.

Porém, além disso, o Facebook evoluiu bastante com o passar dos anos e possui muitas funcionalidades para negócios. Elas permitem que você alavanque o engajamento e os resultados da sua estratégia, o que requer muita prática, adequação, profissionalismo e persistência. Por isso, é indispensável profissionalizar a produção de conteúdo e a gestão de campanhas patrocinadas. Desta forma a sua empresa aproveitará ao máximo as vantagens das ferramentas oferecidas por essa mídia. Conheça algumas delas a seguir.

Relatórios de impulsionamento

Os relatórios de anúncios oferecidos pelo facebook são essenciais para o aprimoramento de uma estratégia. É possível personalizar as métricas que você pretende mensurar. Por exemplo, detalhamentos, filtros, classificação e outras funções avançadas. Esses dados vão auxiliar no gerenciamento de campanhas e, principalmente, na mensuração dos resultados e no aprimoramento constante da sua estratégia.

Tipos de anúncios

O Facebook para negócios oferece diversos formatos de anúncios que podem cumprir diferentes objetivos. Com uma estratégia alinhada, seu negócio pode apostar em formato ideal e conquistar uma maior abrangência por meio das campanhas. Veja os formatos disponíveis:

  • imagem;
  • vídeo;
  • apresentação multimídia;
  • carrossel (até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio);
  • coleção (combinar vídeo, apresentação multimídia ou foto com imagens do produto obtidas de um catálogo);
  • experiência instantânea (formato otimizado para dispositivos móveis).

Segmentação de público-alvo

Um das grandes vantagens do Facebook é poder realizar anúncios e impulsionar conteúdos de uma maneira de segmentada. Direcionar seus esforços para um público específico ajuda a fazer com que o seu negócio seja encontrado por pessoas que interessam a você, e mais qualificadas para fecharem negócio. O Facebook oferece uma abordagem própria, mas você pode criar suas próprias segmentações de acordo com seus objetivos de marketing, apostando tanto em dados demográficos, como regionalidades, quanto em assuntos e interesses específicos.

WhatsApp Business

Disponível somente para Android, o Whatsapp Business é uma versão que foi lançada e pensada para PMEs. Essa mídia de envios de mensagens instantâneas também é extremamente popular no Brasil e cumpre um papel importante ao lado das principais redes sociais. Afinal, a demanda por uma versão específica para negócios surgiu porque o aplicativo já estava sendo utilizado com esses fins pelos usuários.

Essa atualização é uma forma de profissionalizar o atendimento ao cliente por meio de um perfil empresarial, mantendo ainda a otimização proporcionada pela rapidez na troca de mensagens. Essa versão também permite que você crie mensagens de saudação ou que informe sua ausência quando você está ocupado e não pode responder.

Outro ponto positivo é que o aplicativo também está disponível para ser utilizado no computador, por meio do Whatsapp Web. O perfil empresarial ainda oferece a possibilidade de fornecer informações básicas e úteis para quem interage com ele, como descrição do negócio, informações de contato, endereço físico e digital.

Instagram

O Instagram é uma mídia focada no compartilhamento de imagens e vídeos. Os brasileiros estão em segundo lugar no ranking de países com maior números de usuários nessa rede social, e ficam atrás apenas dos Estados Unidos.

As pessoas se concentram nessa mídia com o objetivo de demonstrar seu estilo de vida e acompanhar o de outras pessoas. É por isso que celebridades e influenciadores ganham tanta notoriedade e engajamento nesse espaço.

Por esse motivo, para que PMEs realizem uma estratégia efetiva nesse rede social, é indispensável humanizar a comunicação da sua marca, contar histórias e transmitir valores por meio do seu conteúdo.

O Instagram supera o Facebook quando o quesito é número de compartilhamento de publicações entre usuários. É isso que o torna uma das principais redes sociais para PMEs, já que ele fornece um ambiente altamente propício para o engajamento orgânico dos seguidores com o perfil da sua empresa. O que contribui para a reputação da marca e para a geração de leads.

Além disso, essa rede social herdou os recursos publicitários do Facebook. Você pode realizar anúncios e impulsionamento de publicações por meio da plataforma dele. E ainda conta com outros recursos adicionais específicos do Instagram, como o stories e IGTV.

Linkedin

O Linkedin surgiu como uma rede social básica em que profissionais e empresas pudessem aprimorar seu networking. Hoje, é a maior rede profissional do mundo, e tem carreira e trabalho como tema central.

Ele permite que você crie um perfil empresarial, da mesma forma que o Facebook, mas tem uma grande vantagem que o torna uma das principais redes sociais para PMEs: as publicações que você realiza na página empresarial tem menos concorrência para serem vistas pelos usuários. Afinal, há menos empresas cadastradas. Além disso, vale lembrar que, além de ser um espaço para se relacionar com publicações de amigos, família e conhecidos, o Facebook favorece essas postagens em detrimento de publicações feitas por empresas. O Linkedin não.

Portanto, é indispensável criar um página empresarial nessa rede social para que a sua empresa tenha visibilidade e seja visada por profissionais. Publicar conteúdo de qualidade é a forma ideal de conquistar essa autoridade. O Linkedin possui inclusive uma plataforma própria, similar a um blog, que se chama Pulse. Você pode criar e publicar conteúdo diretamente por ela, ou utilizá-la para compartilhar um resumo de um blog post e direcionar o usuário para o seu blog, por exemplo.

Outro recurso válido para MPEs  que o Linkedin tem, e que também está disponível no Facebook são os grupos. Saber de quais comunidades participar e como interagir com suas publicações e membros é uma uma ótima forma de atrair pessoas para conferir seu conteúdo de forma contextualizada.

Agora que você absorveu esse conhecimento sobre as principais redes sociais, está mais preparado para entender e contribuir para as ações que o seu setor de marketing realiza, certo? As redes sociais são um recursos modernos que mudam constantemente. É uma boa ideia continuar sempre se atualizando sobre esse tema para identificar tendências e se preparar para as novidades.O Facebook, por exemplo, é a maior rede social a nível mundial até hoje, e já demonstrou diversas nuances que, se observadas de forma holísticas, tem muito para te ensinar. Entenda quais são essas tendências nesse post sobre o que você empreendedor pode absorver sobre a história do Facebook!

Conheça outros conteúdos

Pular para o conteúdo