Desde seu lançamento, a ferramenta Stories do Instagram/Facebook vem ganhando mais espaço nas estratégias de Marketing Digital. O site Facebook para empresas publicou um artigo com dados fundamentados em pesquisas que reforçam a importância desta ferramenta. Confira abaixo:
“Atualmente, é possível realizar e compartilhar seus Stories no Instagram, Facebook e Messenger e no Status do WhatsApp para fortalecer e aproximar o seu relacionamento com clientes e potenciais consumidores. Além disso, mais de uma em cada duas pessoas pesquisadas em 12 países que usam o Stories afirmam que realizam compras online depois de ser impactadas pelo formato.”
Para entender mais sobre o Stories – o formato vertical de tela cheia – que permite compartilhar e visualizar vídeos e fotos durante 24 horas, o Facebook IQ encomendou uma pesquisa para Ipsos em 12 mercados diferentes1, o que resultou em 18 entrevistas com pessoas de 13 a 54 anos que usam o formato no Facebook, Instagram, Messenger e no Status do WhatsApp.
Com este estudo em mãos, podemos ter mais insights sobre o comportamento das pessoas no Stories, o que permite que as marcas criem campanhas com mais direcionamento seja para reconhecimento de marca ou aumento de vendas.
Inspire seus consumidores com o Stories
É inegável que o Stories oferece formas criativas de contar histórias, compartilhar momentos e maneiras divertidas de mostrar o dia a dia, seja de uma pessoa ou de uma marca. Assim, o formato traz a oportunidade única de estar por dentro das novidades e fortalecer relacionamentos, como um consumidor saber mais sobre como é feito seu produto favorito, uma pessoa indicar novas marcas ou compartilhar acontecimentos pessoais.
O Stories fortalece o relacionamento das pessoas com as marcas:
- 69% dos entrevistados afirmam que o Stories é uma boa maneira para conhecer novos produtos ou serviços.
- 62% das pessoas entrevistadas têm mais interesse em marcas e produtos depois de visualizar um Stories de empresas.
- 31% dos entrevistados dizem que no futuro terão maior propensão em usar o Stories para se conectarem com as marcas que gostam.
A pesquisa revelou que as pessoas fortaleceram seus relacionamentos com as marcas e, além disso, aumentaram as intenções de compra por produtos e serviços graças ao Stories.
Descobrimos também que, em todos os mercados, as ações mais comuns das pessoas após a visualização de um conteúdo das marcas no Stories foram acessar o site ou ir à loja para saber mais informações sobre produtos e serviços ofertados. Ainda percebemos que, para as na América Latina (34%) e Ásia-Pacífico (31%), enviar mensagens às marcas era uma ocorrência frequente depois de ver imagens e vídeos no formato vertical.
Como as marcas têm se destacado no Stories:
Durante a pesquisa, as pessoas demonstraram o que consideram relevantes nos conteúdos de marcas no Stories, confira:
- 51% saber mais sobre promoções.
- 51% facilidade e agilidade para compreender o conteúdo.
- 45% obter dicas e conselhos.
- 44% mostrar novidades de produtos e serviços.
- 43% ter autenticidade nos Stories.
Além dos destaques acima, no Brasil, na Alemanha e na Indonésia, inspiração e motivação entraram na lista do que as pessoas preferem ver no Stories. Já na Austrália e no México, ficar por dentro dos eventos que acontecem ao seu redor.
Mais um ponto para ser levado em conta é que, atualmente, 40% dos Stories visualizados têm o som desativado2 e, por isso, é importante ter em mente o uso de legendas e sobreposições na hora de criar campanhas para este formato.
No entanto, não resta dúvida de que o principal ingrediente para criar stories de marca eficazes é a criatividade. Confira estes exemplos de marcas que estão obtendo sucesso usando o Facebook e o Instagram Stories para obter inspiração e, nas palavras do Facebook Creative Shop, experimente mais.