Como criar um site que faça meu negócio prosperar?

13 de fevereiro de 2019

Criar um site capaz de garantir bons resultados requer conhecimento e estratégia. Confira agora tudo que você precisa saber para ter um website campeão!

Você está ciente de que ter um bom site pode ser um divisor de águas capaz de alavancar significativamente os resultados do seu negócio? Existem diversas aspectos que você deve entender agora para criar um site efetivo em conjunto com seus desenvolvedores.

Conhecer e aplicar esses fatores torna o seu site em um espaço atrativo capaz de levar as pessoas a fecharem negócio. Seus visitantes encontrarão a solução para os seus problemas, irão se relacionar com sua marca e, principalmente concretizar compras.

Está preparado para entender quais são essas práticas valiosas? Fique atento as informações a seguir e se torne capacitado para dar as diretrizes certas!

Adequando seu site para SEO

Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa, consiste em um conjunto de práticas que devem ser adotadas para que seu site, páginas e conteúdos consigam um melhor rankeamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca online, como o Google. Ou seja, é uma tática que permite aumentar a visibilidade orgânica do seu site.

As práticas de SEO são aplicáveis em qualquer site, independente do segmento do seu negócio. Elas tornam sua estrutura e conteúdo mais objetivos e organizados, para que os mecanismos de pesquisa possam “lê-lo” e considerá-lo mais relevante como resposta às buscas dos usuários em relação aos demais. Uma dessas práticas, por exemplo, é dar títulos e descrições específicos e precisos para as suas páginas. Você também pode simplificar a estrutura das URLs utilizando palavras-chave.

Ao criar um site, é ideal que o profissional responsável por seu desenvolvimento se atente a essas boas práticas. Mas saiba que você também pode solicitá-las posteriormente em um site que já esteja ativo. Uma boa dica para entender melhor cada uma delas e discuti-las com o desenvolvedor é fazer a leitura deste guia do Google sobre Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO).

Assegurando uma boa experiência para o usuário

Os usuários são os principais consumidores do conteúdo do seu site. Sendo assim, se quiser atingir seus objetivos de negócio, a sua maior preocupação precisa ser proporcionar uma boa experiência para eles. Para isso, garanta uma navegabilidade, funcionalidade, estética e conteúdos pensados para permitir que os visitantes encontrem rapidamente o que buscam e se sintam satisfeitos e favorecidos.

O primeiro passo para executar isso com excelência é assegurar que seu site tenha uma hierarquia organizada, antecipatória. Afinal, ela precisa ser bem compreendida não só pelos mecanismos de pesquisa, mas pelos visitantes em si. Uma boa dica para garantir essa compreensão é ter um sitemap disponível com links para todas as páginas, ou pelo menos para as principais.

Outra prática valiosa para criar um site que proporcione uma boa imagem do seu negócio é exigir o uso de design responsivo. Se trata de um design adaptável para a resolução e formato de tela de qualquer dispositivo que existe. Além disso, é característico de um site responsivo que ele leve um tempo menor para carregar os componentes da página, evitando que visitante desista de continuar nela. Por esse motivo, inclusive, o site ser responsivo é também um requisito de SEO.

Oferecendo conteúdo de qualidade

Até aqui, você percebeu que já citamos algumas vezes a importância de apresentar um conteúdo qualificado ao criar um site? Pois é, além de ser um fator importante para a experiência do usuário ele é o grande responsável por conferir autoridade para um website.

A autoridade é uma métrica que dita o nível de confiabilidade e aceitação do seu conteúdo pelo mercado e pela audiência. Quando o domínio do seu site conquista autoridade, certamente é porque as páginas isoladas do seu site também possuem uma boa reputação.

A mensuração da autoridade se dá bastante com base no número e qualidade dos links internos e externos contidos no site, ou na página. Assim como o número de vezes em que ela foi mencionada em mídias sociais, e a frequência dessa menção. Somado a isso, ainda há todas aquelas boas práticas de SEO que foram comentadas no início do texto.

Porém, principalmente no caso das páginas, oferecer um conteúdo original e relevante é o principal fator de sucesso. O Google, por exemplo, aprimora constantemente seu algoritmo para classificar melhor as páginas.  Saem ganhando aqueles sites ou páginas que contém não apenas um bom posicionamento e densidade de palavra-chave, mas sim um conteúdo qualificado capaz de resolver o problema que está sendo pesquisado pelo usuário.

Com uma estratégia de marketing de conteúdo afiada, você consegue gerar autoridade e garantir uma boa reputação no mercado. Outra vantagem é que ela vai captar novos leads constantemente e conduzi-los pelo funil de vendas alavancando os resultados da sua empresa.

Utilizando métricas de Analytics para aprimorar estratégias

Após criar um site, é preciso mantê-lo alinhado e analisar constantemente o seu desempenho. É por meio dessa prática que você irá torná-lo uma fonte de energia capaz de fazer o seu negócio prosperar.

Quando se fala nesse tipo de análise, o Google Analytics logo vem à mente, certo? O seu time de marketing com certeza trabalha muito com as métricas geradas por essa ferramenta para monitorar seu website. Sendo assim, é importante que você entenda quais são as informações fornecidas por ela e como elas devem ser encaradas.

Para começar, tenha em mente que as métricas do Analytics comunicam diferentes demandas quando observadas em conjunto. Portanto, não adianta saber o que cada uma significa sem entender, de fato, como elas impactam umas às outras.

O Rd Station possui um conteúdo bastante objetivo e informativo que trata sobre o significado das métricas principais do Google Analytics, em que você pode conferir algumas dessas influências. Por hora, vale a pena saber que as principais métricas são:

  • número de visitantes no site;
  • número de visitas no site;
  • visualizações de uma página;
  • taxa de rejeição;
  • taxa de saída;
  • porcentagem de novas visitas;
  • origens do tráfego;
  • tempo de visitas.

Com certeza você está bem mais informado sobre como criar um site com um ótimo desempenho no mundo digital. Mais do que isso, você está preparado para garantir ótimos resultados por meio desse canal tão importante e essencial para uma estratégia de marketing online.

Que tal continuar se aprofundando nesse universo? Está na hora de entender como os demais canais digitais se relacionam com o website do seu negócio. Entenda neste conteúdo Como promover seu negócio nas redes sociais com Stories!

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