Adotar estratégias de marketing digital se tornou fundamental para o aumento das vendas e o sucesso de qualquer negócio. Cada empresa tem suas necessidades, e não é estranho encontrarmos gestores se questionando sobre a contratação de toda uma agência de marketing digital ou a terceirização de alguns serviços.
Pensando nisso, trouxemos aqui alguns pontos de reflexão para que você possa tomar a melhor decisão baseada nas suas necessidades e conforme o momento em que seus negócios se encontrem.
Confira a seguir:
1 – Quais serviços uma agência de marketing digital oferece?
Antes de começarmos, é importante definirmos quais são os principais serviços oferecidos por uma agência de marketing digital.
E a partir daqui, já será possível reconhecer em quais atividades a sua empresa requer mais atenção.
- Planejamento
No marketing digital, o planejamento é uma das etapas mais importantes, já que é o momento em que serão definidos os todos os detalhes dos próximos passos – quais estratégias usar, quais as melhores mídias, a periodicidade das ações, público-alvo e persona e várias outras informações importantes para a campanha.
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- Tráfego Pago
Após o planejamento, a equipe da agência é a responsável por gerenciar o tráfego. Estes profissionais são habilitados para criar, analisar e otimizar campanhas em todas as mídias digitais.
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- Social media
As redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação com o cliente e um dos recursos mais desejados pelas empresas. Por isso, é extremamente importante que seu gerenciamento seja feito com profissionalismo.
Uma agência de marketing digital, além de estar antenada nas tendências, é quem irá apontar quais os melhores conteúdos para publicar, sua periodicidade e em quais redes sociais. Além disso, a equipe pode ser a responsável em responder aos usuários dessas mídias.
- Redação
O redator é um profissional especializado em produzir e desenvolver conteúdos específicos e direcionados ao negócio do cliente.
Sua atuação personaliza toda a comunicação textual, como legendas de posts, textos para o site, blog, peças impressas e anúncios.
O Inbound Marketing é atualmente uma das estratégias mais importantes adotadas pelas empresas, já que através do material produzido é possível aproximar, estreitar e intensificar o relacionamento com o público, conquistando novos clientes. E a atuação do redator é essencial para o sucesso dessa estratégia.
- Design gráfico
Outra área de grande valor é o da criação – peças bem elaboradas passam mais credibilidade, mais seriedade e compromisso com o público. Anúncios bem-criados recebem muito mais atenção e reconhecimento – pense em quantas propagandas recebemos por dia e em quantas nós, de fato, clicamos?
- Design web
Em conjunto com o design gráfico, a criação de sites, landing pages ou páginas de vendas com copywriting e layout adequado é fundamental para o sucesso das campanhas de marketing digital.
Ter um site responsivo, onde seus clientes possam encontrar facilmente todas as informações e os materiais/produtos da sua empresa também representa um grande diferencial na hora de receber os visitantes e convencê-los a comprar, entrar em contato, fazer download de algum material, e mais.
- Atendimento
Todo o fluxo de informações necessário para a execução das atividades citadas acima é feito pelo profissional de atendimento da agência, que tem a comunicação direta com o cliente.
Ele é o responsável por alinhar as expectativas e entender os objetivos do cliente em relação a marketing e vendas para alcançar os melhores resultados.
2 – Quanto custaria contratar toda uma equipe de marketing para sua empresa?
As despesas relacionadas a esse tipo de investimento variam de acordo com fatores como a região de atuação, o tamanho da equipe a ser contratada e sua experiência. Outro fator de variação são as necessidades da empresa, que podem ser maiores ou menores.
Para uma referência, separamos os valores abaixo baseados na média do mercado para profissionais sênior de cada um dos setores que mencionamos anteriormente. Confira:
- Planejamento: R$ 5.000,00;
- Tráfego Pago: R$ 5.000,00;
- Social Media: R$ 3.500,00;
- Redator: R$ 3.500,00;
- Designer gráfico: R$ 4.000,00;
- Designer web: R$ 4.500,00.
Além disso, é preciso considerar outros valores como o investimento em computadores, licenças de softwares, materiais adequados para o trabalho, a estrutura local, desenvolvimento de pessoal e outros. Os valores com estrutura podem chegar ou passar de R$ 70.000,00.
3 – Quanto custa um contrato mensal com uma agência de marketing digital?
Aqui também precisamos considerar que os valores irão variar de acordo com as necessidades de cada empresa e o tamanho do contrato.
Usando como exemplo um contrato que inclua todas as atividades citadas, como planejamento, estratégia de inbound marketing, gestão de tráfego pago, criação de website e gestão de redes sociais, o valor será em média, R$ 10.000,00.
Ou seja, há uma economia considerável entre a contratação de serviços de uma agência especializada e montar a sua própria equipe de marketing.
4 – Quais as vantagens em contratar uma agência de marketing digital?
Todos nós sabemos que montar uma equipe do zero pode ser bem trabalhoso e complicado, por isso, cada vez mais as empresas estão buscando apoio de outras empresas para o gerenciamento de trabalhos mais específicos.
No marketing não é diferente, e a contratação de agência é algo corriqueiro. Como demonstramos acima, as despesas de gerir a sua própria equipe são bem altas e não correspondem com a realidade de alguns negócios.
Contudo, sabemos também que o marketing digital possui um papel fundamental no crescimento de qualquer marca, sendo assim, impossível de gerir um negócio sem as suas estratégias.
Ao contratar uma agência de marketing digital a sua empresa estará em contato direto com profissionais já especializados e com experiência de mercado. Confira a seguir algumas das vantagens da contratação de uma agência:
- Equipe altamente especializada: poder contar com um time experiente faz toda a diferença na hora do planejamento e da execução das estratégias e das campanhas de marketing, principalmente quando os seus objetivos estão alinhados com os serviços oferecidos.
- Visão estratégica: pense que o sucesso de uma agência de marketing depende do sucesso de seus clientes. Assim, é possível perceber que, quando se tem os interesses alinhados é possível construir grandes parcerias. A visão estratégica de crescimento oferecida por uma equipe que já atua no mercado ajuda a acelerar os seus planos e aumentar as suas vendas.
- Redução significativa de custos: investir na contratação de uma agência permite que a sua marca obtenha resultados mais eficazes e ainda abre espaço para outros investimentos, sejam em novas campanhas para aumento de vendas e/ou em melhorias internas.
- Otimização do seu tempo: ao compartilhar a responsabilidade do marketing com uma agência especializada você estará abrindo espaço na sua agenda para outras questões internas que também precisam de atenção. Ou seja, enquanto a agência gerencia todas as suas campanhas e seus resultados, você terá a oportunidade de se dedicar a outros setores.
Quer saber mais? Converse com a gente. Com a Tripplo, a sua empresa terá todo o apoio que precisar para desenvolver as melhores campanhas de marketing digital e alcançar resultados incríveis.