Uma campanha publicitária eficiente começa com um bom planejamento de mídia, saber qual a mídia ideal para conversar com seu público pode ser a chave para o sucesso da sua campanha.
A publicidade tem passado por inúmeras transformações nos últimos anos, e as mídias não ficaram de fora, a internet e as redes sociais são um exemplo disso.
As redes sociais se tornaram uma ótima opção de mídia, devido ao baixo custo de investimento e a eficiência da segmentação, mas você não deve negligenciar as outras opções de mídia.
O Blog Sinergia Publicidade publicou um artigo com os tipos de mídia mais usados nas estratégias de marketing. Confira no post abaixo:
Rádio
O rádio é uma excelente forma de divulgação. Ele tem capacidade para atingir uma grande quantidade de pessoas, que usam esse tipo de recurso em casa, no trabalho ou durante o trajeto até algum local.
Além disso, hoje, é comum as rádios estarem presentes também na internet. Isso demonstra a adaptação dessa mídia ao universo digital e contribui para um alcance maior até o público-alvo.
Os resultados são visíveis quando estratégias bem planejadas são colocadas em prática. Um dos pontos positivos é que esses meios de comunicação tradicionais transmitem maior confiabilidade para as pessoas.
Levando isso em conta, você pode aproveitar boas oportunidades para apostar em anúncios no rádio e alcançar o público sem ter que fazer um alto investimento. Quando comparado à televisão, por exemplo, os anúncios e propagandas são bem mais acessíveis.
Jornais e revistas
Outra maneira de divulgar sua marca é em jornais e revistas, exemplos de mídia que também têm um público já consolidado.
Apesar das especulações relacionadas à eficiência da divulgação nesses meios, ainda encontramos uma grande quantidade de pessoas que leem o jornal ou têm assinatura de revistas em casa, por exemplo. Por isso, esses recursos ainda são procurados frequentemente por marcas e empresas para divulgarem seus serviços e produtos.
Televisão
A televisão é uma mídia que tem autoridade perante o público e atinge uma variedade de perfis. Com ela, é possível ter visibilidade grande em apenas poucos segundos de divulgação.
Investir em mídia televisiva tem grande impacto no crescimento da marca.
No entanto, é preciso considerar seu orçamento e se certificar de que a campanha planejada será repercutida de maneira positiva, com um aumento no número de vendas. Como comentamos, o valor do investimento é maior. Se as ações não apresentarem um bom desempenho, a empresa terá prejuízos.
Mídias digitais
Quando falamos de marketing digital e campanhas na internet, inúmeras oportunidades podem ser mencionadas. Hoje, as redes sociais têm uma estrutura para impulsionar as vendas e negócios. Com o Facebook Ads, por exemplo, você pode segmentar seu público e desenvolver anúncios específicos e direcionados para o perfil de seu potencial cliente.
Uma das vantagens das mídias online é o baixo investimento, além do uso de ferramentas de mensuração e indicadores.
A ascensão do digital colaborou para que vários gestores se preocupassem com a reputação da empresa no digital. Por isso, eles buscam ajuda especializada para esse assunto, com agências e profissionais da área.
Os diferentes tipos de mídia ajudam a alavancar as vendas de um negócio por meio de campanhas e estratégias de marketing. Todas as opções que citamos podem ser rentáveis e oferecer bons resultados, com um planejamento adequado.
É importante entender quais são as necessidades da marca, considerar o orçamento disponível e outros aspectos relevantes. Além disso, mesclar as ações em mídias offline e online ajuda a fortalecer a comunicação com o público e gera um maior reconhecimento para a empresa.