Uma empresa precisa se relacionar com diversos públicos, como clientes, funcionários e fornecedores. A comunicação é a atividade que cria os pontos de contato com esse público. Vai além da simples venda de produtos e ajuda na construção da reputação e na valorização da marca.
Para consolidar uma marca é necessário promover a integração e a unidade da comunicação nas diferentes mídias, para atingir o público da maneira certa. Identidade visual, material promocional, pontos de venda, website e participação em eventos, por exemplo, devem sempre utilizar a mesma linguagem.
Com o desenvolvimento da tecnologia e das redes sociais, a comunicação passou a ser um canal de mão dupla, em que as marcas precisam ir além dos anúncios. É preciso manter um relacionamento transparente, com rapidez e proatividade nas respostas, sob a pena de perder o valor de mercado.
Benefícios da comunicação para as empresas
Valorização da marca, produtos e serviços, permitindo preços mais altos;
Engajamento do público (clientes, funcionários, sociedade), gerando a sensação de pertencimento;
Aumento nas vendas, se diferenciando da concorrência;
Relacionamento estreito e transparente, fidelizando o cliente.