Inteligência Artificial no Marketing. Aprenda a torná-la sua aliada.

Quer saber como usar a inteligência artificial no marketing para ganhar produtividade, criar estratégias personalizadas e se destacar no mercado? Veja vantagens, desvantagens e a teoria dos 3 As!
9 de abril de 2025

A inteligência artificial é o hype do momento, e não é uma tecnologia que ficará obsoleta rapidamente, isso porque suas aplicações são infinitas. Dominar a inteligência artificial no marketing é fundamental para otimizar os resultados e conseguir seu espaço em um mercado cada vez mais competitivo. 

Em uma pesquisa do Google em parceria com Boston Consulting Group, foram entrevistados mais de 2 mil profissionais que já utilizam a IA para otimizar processos e melhorar os resultados. Empresas no estágio mais avançado relataram um crescimento de 60%.

Neste artigo, vamos apontar as vantagens, as desvantagens, como usá-la de forma eficiente. Confira!

Vantagens da inteligência artificial no marketing

As vantagens são muitas, começando pelo ganho de tempo para os profissionais, permitindo que eles se dediquem às atividades mais estratégicas. Ela pode desbloquear a criatividade e ser um grande aliado dos profissionais de marketing e vendas. 

Atividades como análise de dados podem ser demoradas e com grande possibilidade de erros na interpretação, com a IA, é possível otimizar esse serviço e garantir mais segurança na geração de insights para sua estratégia. 

Em outro artigo aqui do Blog, falamos da importância de promover boas experiências para o cliente, e a hiper-personalização que a IA é capaz de criar é outra grande vantagem. Criar uma comunicação hiper-personalizada é fundamental para gerar experiências únicas em seus clientes. Aposte nisso!

Desvantagens da inteligência artificial no marketing

Como toda tecnologia, a IA também traz desvantagens, a maior delas é o excesso de informação “inútil”. Saber filtrar as informações sobre a Inteligência Artificial no Marketing é fundamental. 

Um outro fator que merece atenção dos profissionais é o cuidado com as criações “mais do mesmo” da IA generativa. Como ela utiliza como base de dados as informações já existentes na internet, os diferenciais das criações podem ser menores. 

A técnica dos 3 As – Automatizar, aumentar, analisar

A teoria dos 3 As foi criada por Jim Lecinski, professor de marketing na Kellogg School of Management da Northwestern University e autor do livro The AI Marketing Canvas. É um framework que ajuda profissionais a eliminar as distrações e focar no que realmente importa para a inteligência artificial no marketing, abaixo, explicamos cada um deles: 

Automatizar

Muitos profissionais de marketing e vendas gastam horas com atividades repetitivas. Agora, imagine um cenário onde a IA fica responsável por todas essas atividades e as executa com uma eficiência incrível, liberando os profissionais para se dedicarem às tarefas estratégicas, é isso que acontece quando usamos a IA para automatizar essas atividades.

Um exemplo desta automação são os chatboots de atendimento a cliente alimentados por IA funcionando 24 horas por dia e recomendando produtos personalizados para o perfil do cliente. Com a automação, é possível escalar o número de atendimentos e reduzir consideravelmente o tempo da jornada de compra do cliente. 

E como saber o que pode ser automatizado na sua empresa e maximizar os resultados? Comece identificando tarefas e processos repetitivos e que mais consomem tempo da sua equipe. Campanhas no Google Performance Max, agendamentos de redes sociais e envios de e-mails marketing são apenas alguns exemplos de tarefas que podem ser automatizadas. 

Aumentar 

Ao contrário do que muitos jornais sensacionalistas dizem, a IA não veio para te substituir e sim para agregar ao seu trabalho, pois ela potencializa a criatividade. Como dissemos no capítulo Vantagens da Inteligência Artificial, com ela é possível criar interações hiper-personalizadas com seus clientes, utilizando uma base de dados com informações sobre o comportamento do próprio cliente. Essa atividade, se executada por um humano, poderia demorar meses de análises de dados. 

Cabe aos profissionais identificar oportunidades onde a IA pode aprimorar a jornada do cliente, desde o momento da pesquisa até a compra do produto. Pense em o que pode ser personalizado para o cliente e aposte na IA para criar experiências relevantes que geram maior identificação com o público. Isso com certeza irá aumentar os resultados e a fidelidade dos clientes com a marca. 

Analisar

Com a IA, análises de dados para descobrir padrões de comportamento e insights ocultos que antes poderiam levar meses ou até anos se tornaram mais rápidas e assertivas, permitindo que os profissionais tomem decisões mais seguras e estratégias melhores, pois terão um entendimento mais profundo do comportamento dos clientes. 

O Spotify é um bom exemplo disso, com a IA, é possível analisar bilhões de dados e criar playlists com indicações diárias com base no comportamento do usuário, oferecendo opções de músicas que realmente fazem sentido naquele momento, fortalecendo o relacionamento entre a marca e o usuário e criando conexões mais profundas. Essa estratégia pode aumentar o engajamento com a marca e levá-la a um novo patamar de crescimento. 

Conclusão

A era da inteligência artificial no marketing para potencializar as ações já está acontecendo. Cabe aos profissionais abraçarem essa oportunidade e saber filtrar o que realmente é útil do que é apenas entusiasmo tecnológico. Comece explorando cases de sucesso e descobrindo ferramentas que podem automatizar tarefas cotidianas. Mas aprenda a filtrar as distrações que o hype irá promover, direcione seus esforços nas aplicações que realmente fazem sentido para sua marca e foque em promover experiências autênticas e hiper-personalizadas.

Conheça outros conteúdos

Ir para o conteúdo