Conheça esses conceitos e saiba como utilizá-los na prática para alavancar os resultados do seu negócio.
Gerir um negócio e, ao mesmo tempo, fazer o marketing não é fácil. Por isso, muitas vezes empreendedores e empresários preferem terceirizar a gestão de marketing ou montar uma equipe capacitada para isso. Porém, estar à frente de uma empresa te torna a pessoa mais indicada para definir o público alvo. Mais do que isso, você tem as informações específicas necessárias para compor uma buyer persona para o seu negócio.
Mas, qual é mesmo a diferença entre esses conceitos? Por que eles são tão importantes? Além do público alvo, ter um perfil de persona determinado é a forma ideal de otimizar a sua estratégia e realizar ações de marketing mais efetivas.
Quer entender essas duas definições importantes, aprender a colocá-las na prática e ser cada vez mais certeiro na captação de clientes? Vamos lá!
O que é público alvo?
A primeira coisa que você deve ter em mente sobre público alvo é que se trata de um conceito mais amplo. Essa definição consiste na identificação da parcela de pessoas que você pretende atender com o seu produto ou serviço. Ou seja, você determina um nicho de mercado para o qual você irá adequar a sua oferta com o objetivo de alavancar suas vendas.
O perfil de público alvo é bastante abrangente e incluir características demográficas e socioeconômicas como:
- gênero;
- faixa etária;
- classe social;
- região do país em que reside;
- estado civil;
- escolaridade;nível de formação,
- profissão;
- comportamentos;
- hábitos de consumo.
Determinar o seu público alvo é essencial para:
- preparar o seu negócio e criar processos que te permitam ingressar no mercado com vantagens competitivas;
- precificar os seus produtos de acordo com o nível de valor agregado;
- nortear a atualização ou criação de novos produtos e/ou serviços;
- entender o comportamento dos seus clientes;
- entender as tendências do mercado em que você atua;
- nortear suas campanhas de marketing.
O que é buyer persona?
A buyer persona consiste em um perfil semi-fictício de uma pessoa específica que represente o seu cliente ideal. Ela é construída por meio de uma abordagem mais humanizada, personalizada e contém uma descrição detalhada de hábitos e problemas desse cliente. Em geral, a persona é muito utilizada na construção de estratégias de comunicação e marketing digital.
Veja quais são os componentes do perfil de uma persona:
- nome fictício;
- idade específica;
- faixa salarial;
- um resumo do dia a dia da pessoa;
- atividades específicas que compõe seu lifestyle;
- valores e crenças;
- curso específico em que é formada;
- cargo e tamanho da empresa em que trabalha;
- problemas e dúvidas que enfrenta, a nível pessoal e profissional;
- motivações e ambições que possui, a nível pessoal e profissional;
- fontes de informação favoritas;
- influenciadores favoritos;
- dispositivos tecnológicos que usa;
- critérios de decisão de compra.
Após essa detalhamento, é ideal que você aponte também como a sua empresa pretende ajudar essa persona. Esse auxílio pode ser informativo, educativo ou prático. Ou seja, demonstrando como o seu produto/serviço vai solucionar um desafio enfrentado pela pessoa.
Uma vez que o perfil está finalizado, na prática, você deve utilizá-lo para alinhar e determinar os diferentes aspectos da sua estratégia de marketing digital. Por exemplo:
- conteúdos com pautas e temas verdadeiramente úteis;
- formatos de conteúdo específicos e atrativos;
- linguagem personalizada para conteúdos de site, blog e redes sociais;
- canais pertinentes a serem usados;
- tipos de anúncio com maior impacto;
- frequência de publicações e envio de email marketing.
Como construir uma buyer persona?
Agora que você já sabe a diferença entre esses conceitos, está na hora de criar uma persona para o seu negócio, certo? É normal que uma empresa possua mais de uma persona. O recomendado é apostar em até 3 destes perfis. Desta maneira, a sua estratégia não perderá o foco.
Para fazer isso de forma efetiva, observe sua base de clientes. Esta é uma fonte de informações valiosas. Comece preenchendo os tópicos que compõe a criação da persona baseando-se nelas. Após isso, refine o perfil sempre se lembrando que deve-se manter apenas as características que representam seu cliente ideal.
Se você possui uma empresa B2B, tenha em mente que a sua persona deve demonstrar o perfil do profissional responsável pela decisão de compra. Você está sempre lidando com pessoas, ainda que elas representem empresas.
Por fim, a melhor forma de evitar “achismos” e compor um perfil de persona fidedigno, é se manter fiel a informações que você adquiriu na prática, lidando com os compradores. Realize também uma pesquisa baseada em entrevistas com clientes qualificados. Crie um formulário online e compartilhe com aquelas pessoas que já compraram de você, e que estão mais próximas do que você considera um cliente ideal. Faça perguntas básicas em diferentes formatos. Lembre-se também de deixar um espaço para que a pessoa possa escrever livremente e contribuir com outras informações relevantes.
Uma dica? Trace o perfil de uma persona também para sua empresa. Determine o gênero, hábitos, perfil, formação, valores. Isso ajuda sua marca a criar uma personalidade e ter características únicas, favorecendo as estratégias de branding. Assim, você vai se comunicar melhor com a persona do outro lado!
Com a mente esclarecida e entendendo a diferença entre os conceitos de público alvo e buyer persona, fica muito mais fácil determinar uma linguagem para a sua estratégia de marketing, não é mesmo? O mundo digital ainda apresenta desafios nesse sentido, até porque esse ambiente, atualmente, possui uma “manual de regras próprio”, quando se trata desse quesito. Continue aprendendo sobre esse aspecto. Leia agora mesmo esse conteúdo sobre o uso da linguagem no mundo digital!