Atualmente as empresas já percebem a importância de manter presença na web, porém, ainda têm dificuldades de criar conteúdos relevantes que gere engajamento e audiência em favor do crescimento do seu negócio.
Todos querem aumentar o número de seguidores e likes das nossas redes sociais e por consequência, o fluxo de vendas. No entanto, há quem acredite, que para isso, basta investir em publicidade e pronto, está tudo resolvido, o que não é verdade.
Neste artigo, iremos te mostrar que não é bem assim. De fato, estar nas mídias sociais agrega ao seu negócio, mas apenas sua presença não é suficiente para manter sua demanda crescendo, a longo prazo.
Saiba para quem irá falar
A regra essencial para trabalhar com produção de conteúdo para redes sociais em qualquer esfera do Marketing Digital, é conhecer sua persona.
Ao saber quem é sua persona, terá condições de identificar onde seu público está, como se interagem e quais são suas necessidades.
Gostaríamos de ressaltar, que não é preciso estar em todas as redes sociais para alcançar os resultados que deseja, o que nos trás mais um motivo para trabalhar na identificação da nossa persona. Entendendo o comportamento da sua persona, você pode direcionar sua comunicação para a rede social que ela mais usa.
2 – Planejamento estratégico para produção de conteúdo
Tendo a persona definida, você terá condições de saber quais os assuntos abordar e qual a melhor estratégia para adotar para atrair seu público à sua marca.
Cada artigo, imagem e vídeo, deve ser produzido de acordo com a estratégia e objetivos preestabelecidos. O que sua empresa mais precisa neste momento?
Melhor o relacionamento com o público?
Aumentar a visibilidade?
Melhorar a credibilidade da sua imagem?
Criar engajamento e aumentar a audiência?
Enfim, para cada resposta, cabe um conteúdo diferente. Se souber qual objetivo deseja alcançar, tomará as medidas necessárias para atingi-las.
Crie conteúdos com alto nível de empatia
Entregue ao seu público conteúdos relevantes, com alto nível de empatia. Focar em nichos ajuda a direcionar a comunicação, procure direcionar o assunto do conteúdo com o que realmente seu público está procurando.
Por exemplo: Se você é dono de uma imobiliária, poderá criar conteúdos contando a experiência de comprar o primeiro imóvel. Quem estiver na mesma situação, irá se identificar com a situação e provavelmente terá despertado o interesse de viver este momento com sua empresa.
Não abra mão da qualidade para engajar seu público às suas redes sociais
Com um bom planejamento, terá meios para criar conteúdos que engajam quem te segue, sem falar que não correrá o risco de publicar sobre o mesmo assunto em datas muito próximas ou até duplicados.
Se possível, invista tempo e dinheiro na qualidade de produção de conteúdo para suas redes sociais. Agências são rápidas e qualificadas para criarem calendários editoriais, vídeos, textos e imagens e que atendam suas necessidades.
Caso faça toda a demanda de produção sozinho, saiba o quanto é trabalhoso pesquisar, escrever, buscar e editar imagens e vídeos. Possivelmente, é hora de delegar essas funções, pela saúde e melhor desempenho da sua empresa, sem falar que com maior tempo, poderá dar atenção para outras áreas igualmente importantes.
Quais Redes sociais devo usar?
Embora as redes sociais se pareçam, cada uma tem funções, perfil e usabilidade distintas uma da outra. Por exemplo: O Pinterest e Linkedin. Duas importantes ferramentas que estão em ascensão, mas que exigem dos usuários, comportamentos completamente diferentes.
A primeira é uma rede social mais leve e descontraída, criada para o compartilhamento de fotos e vídeos. Habitualmente utilizada para inspirar e dar dicas.
Já a segunda, é uma rede profissional, com o intuito de aproximar empresas e profissionais, com necessidade de se conectarem, facilitando possíveis oportunidades de parcerias e trabalhos.
Ou seja, a linguagem escolhida para a produção de conteúdo, deverá ser (obrigatoriamente) diferente, tendo atenção ao tom adequado para cada uma.
Crie conteúdos adequados a cada rede social
Essa dica vai em especial para quem posta o mesmo conteúdo em todas as redes sociais. Publicar a mesma imagem e ou texto em diferentes plataformas, não é bom. Cansa e desmotiva seus seguidores.
Como mencionamos anteriormente, cada rede tem sua necessidade e linguagem diferentes, sobretudo formato diverso.
Não é aconselhável por exemplo, postar um artigo no YouTube. Você até consegue inserir um texto abaixo do vídeo, mas sabemos que quem está ali, não está na intenção de consumir conteúdo textual, e sim visual.
Bom, essas foram algumas informações e dicas para atuar e produzir conteúdos para suas redes sociais de maneira adequada com a plataforma e sua audiência.
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