Por que a sua empresa precisa de um site profissional?

Ter um site é essencial - é nele onde a sua empresa irá centralizar todas as informações e estratégias de comunicação com os clientes. Conheça mais benefícios de se ter um site profissional e como você pode melhorar o seu desempenho online.
7 de novembro de 2023

Diante do sucesso das redes sociais, muitas empresas desistiram ou nem consideram abrir um site profissional. E podemos dizer que isso é um grande erro.

Para o marketing, ter um site significa ter um importante canal de comunicação, que trabalha com as melhores ferramentas para atrair leads e reforçar a sua presença online. E, quando alinhado a outras plataformas, é possível obter resultados ainda melhores.

Pensando nisso, separamos os principais erros cometidos pelas empresas e também os principais benefícios de se possuir um site profissional. Confira a seguir e saiba como você pode otimizar o desempenho de suas campanhas, construir uma boa base de leads e aumentar as suas vendas com um site profissional.

Os principais erros

Existem diversos motivos que levam as empresas a não investirem no próprio site, desses, nós separamos os mais recorrentes.

Empresa pequena não precisa de site profissional

Como já trouxemos em outros textos, estar presente online é uma condição que nos foi imposta desde o surgimento e expansão da internet. E como a grande maioria dos consumidores preferem o ambiente digital para as compras, pensar que o tamanho da empresa é um definidor da necessidade de ter ou não um site é, no mínimo, equivocado.

Para além dos benefícios que citaremos mais adiante, o investimento em um site profissional é menor e mais eficiente que o investimento em campanhas e materiais de divulgação externa.

Ainda, existem grandes variedades de recursos gratuitos que irão te auxiliar na construção e posicionamento de marca, na atração de novos clientes e no crescimento da sua empresa a longo prazo.

Por isso, aproveite o espaço para expandir suas oportunidades de atuação.

Autoridade é para as grandes marcas

Outro pensamento recorrente é achar que autoridade em um segmento diz respeito apenas a grandes empresas que já estão no mercado há bastante tempo.

A autoridade que falamos aqui não é sobre o reconhecimento mundial ou grandes corporações e sim sobre ser o melhor no seu nicho – e isso não está associado ao tamanho da empresa.

A internet é um espaço democrático, onde sempre cabe mais um. Por isso, é importante que os seus diferenciais, a qualidade dos seus produtos e serviços e seu compromisso sejam destacados.

E a melhor maneira de fazer isso é por meio de um site profissional.

Não preciso de um site porque já tenho rede social

As redes sociais precisam ser entendidas pelo seu propósito – estabelecer um canal de relacionamento com o público.

Por mais que inúmeras empresas tenham começado no Instagram, por exemplo, em algum momento elas precisaram desenvolver um espaço para canalizar todas as informações e conseguir realizar, organizar e acompanhar o fluxo de venda.

E, como essas plataformas possuem um formato pré-estabelecido, a personalização fica bem mais difícil, o que pode atrapalhar os seus esforços de destaque como mencionamos anteriormente.

Faça um teste – entre no Instagram e mexa nos perfis de grandes e pequenas marcas, observe que na grande maioria (se não em todos) existe um link na biografia que irá te direcionar para o site delas. 

 

Qual a importância de ter um site profissional?

Selecionamos as principais vantagens de se ter um site profissional e responsivo.

Fácil acesso

Diferentemente dos espaços físicos, o site permite fácil e ilimitado acesso a todos – qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora, consegue descobrir a sua marca.

Portanto, aproveite esse espaço e coloque todas as informações possíveis que irão ajudar os clientes a resolverem suas dúvidas, a obter mais detalhes sobre seus produtos e serviços, depoimentos de clientes e mais.

Ser encontrado nas plataformas de busca

Uma das principais finalidades de um site é a sua visibilidade e, como um complemento do ponto anterior, ser encontrado nas plataformas de busca como o Google aumenta as suas oportunidades.

Se pensarmos que, raramente, durante nossas pesquisas olhamos na página dois em diante, é essencial utilizar todos os recursos de SEO, por exemplo, para indexar o seu site na primeira página.

Vale lembrar também que todo acesso na internet é feito por meio de sites – até as mídias sociais. Dessa forma, precisamos considerar o próximo ponto.

Posicionamento

Toda empresa que possui um site, está presente digitalmente. Contudo, estar presente digitalmente não significa estar bem posicionado e isso pode prejudicar a sua marca.

O seu posicionamento no mercado representa não só o segmento de atuação (saúde, educação, moda…) como também a sua autoridade e credibilidade na área. Portanto, antes de investir no seu site e em estratégias de inbound marketing, certifique-se de ter seus objetivos bem desenhados.

Como mencionamos, estar na primeira página das plataformas de busca é fundamental tal qual ser encontrado pelas pessoas certas. E quando o seu investimento é feito corretamente, questões como tráfego orgânico e atração de leads qualificados reforçam a sua presença online  

Credibilidade e aumento de vendas

Como você já percebeu, todos os pontos que mencionamos estão interligados. Por isso que, é muito importante ter os seus objetivos alinhados, um bom espaço para poder fazer essa comunicação para, então, você trabalhar e aumentar a sua credibilidade e ampliar as suas vendas.

O papel do site profissional aqui é justamente a possibilidade de trabalhar todos esses aspectos de maneira altamente personalizada – desde a escolha da fonte, da cartela de cores, layout, a maneira como as informações são apresentadas até a experiência do usuário.

Enquanto nas redes sociais você está limitado aos recursos, espaços e diretrizes das plataformas.

E, como o site funciona como a vitrine da sua loja, para expandir seus negócios, botões e chamadas como “fale conosco”, “conheça nossos produtos/serviços” e “cadastre-se” são imprescindíveis para facilitar o contato com o consumidor.

Redução de custos

Não podemos deixar de mencionar os benefícios financeiros de se ter um site próprio.

No lugar dos investimentos externos em campanhas publicitárias, é possível direcionar essas verbas para o desenvolvimento dos recursos do site, como as estratégias SEO para atração orgânica, e-mail marketing e a produção de materiais mais específicos para gerar tráfego para seu site.

Agora que você já conhece os principais benefícios de se ter um site profissional, está na hora de investir no seu!

Nós criamos o seu site otimizado para as ferramentas de busca do Google e preparado para atrair mais leads e gerar novos negócios para sua empresa.

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