A maturidade digital de uma empresa pode contribuir para o seu posicionamento no mercado, independentemente da sua área de atuação. Mas, você sabe a definição e as implicações que esse termo carrega?
Para podermos mensurar o nível de maturidade da sua empresa primeiro precisamos entender sobre a transformação digital.
A transformação digital nada mais é que a incorporação da tecnologia no nosso dia a dia – seja para resolução de problemas, seja para facilitar atividades rotineiras e até mesmo agilizar algumas etapas, como a utilização de bots de atendimentos.
Como bem colocou a Startse, “transformação digital é o processo de mudança ou melhoria de desempenho de um modelo de negócio corporativo, com base na utilização de ferramentas digitais e tecnologias inovadoras, para que ocorra a substituição de práticas exercidas anteriormente, aprimorando ainda mais a experiência do cliente, bem como a obtenção de vantagens competitivas. É interessante destacar que a transformação digital é muito mais que a utilização de um software ou um aplicativo. Ela é um novo mindset em um mundo de transformações intensas”.
Portanto, quando falamos sobre maturidade digital estamos falando sobre “a classificação que mostra o estágio que o conhecimento e a implementação das tecnologias digitais alcançaram dentro de uma empresa.” [1]
Dessa maneira, à medida que as empresas percebem a necessidade dessa adequação para atender ao novo perfil dos consumidores, novas abordagens e novos planejamentos precisam ser feitos.
E já podemos adiantar – para atingir a maturidade digital é preciso percorrer um caminho abrangente, único e relativamente longo.
Considerando que, segundo pesquisas, o avanço entre os estágios de maturidade digital pode representar um aumento de 20% nas receitas e uma redução de até 30% nos custos, é possível perceber que a cultura digital como fonte de inovação de negócios é fundamental para se manter relevante no mercado.
“As habilidades digitais estão cada vez mais presentes em nossos processos e rotinas, com a inteligência artificial, dados e a automação já sendo realidades em nossas vidas pessoais e profissionais. Por isso, é importante que saibamos como empregá-las em nosso dia a dia, impulsionando o crescimento e promovendo melhorias contínuas”,
Adriano Almeida, cofundador e COO da Alura.
Leia também: Customer Centric – a importância da satisfação dos clientes
4 estágios da maturidade digital
No estudo A Jornada Rumo à Maturidade Digital no Brasil, o Boston Consulting Group (BCG) apontou 4 estágios:
- Nascente: empresas que usam dados de terceiros para orientar ações de marketing e compra direta de mídia com baixa ligação a resultados de vendas;
- Emergente: as campanhas são realizadas com base em dados próprios e compra de mídia programática com otimização e teste de forma independente por canal de mídia;
- Conectado: os dados são integrados nos múltiplos canais de mídia com a mensuração do impacto de investimento de cada uma das ações no retorno financeiro alcançado;
- Multimomento: empresas que aplicam o conceito de consumidor omnichannel e são capazes de executar ações de forma dinâmica, otimizada e realizar ações voltadas para o resultado individual de cada cliente nos diferentes canais de mídia.
Na pesquisa da gMaturity revelou-se que o índice de maturidade digital de grandes empresas brasileiras avançou significativamente em 2022, mostrando que 6 em cada 10 empresas alcançaram os estágios mais avançados de maturidade digital.
Segundo Rodrigo Carvalho, head de mensuração do Google Brasil e responsável pelo gMaturity, esses números mostram que o investimento no digital e toda a transformação que isso exigiu dentro das companhias pode ter sido uma importante alavanca para contornar os desafios impostos pelas incertezas no cenário pós-pandemia. [2]
“Neste período de incertezas, muitas empresas apostaram em evoluir sua maturidade digital com o objetivo de se tornarem mais eficientes e gerarem maior retorno financeiro a partir de seus investimentos de marketing”, explica.
Ainda, alcançar o último estágio – o multimomento, pode trazer um aumento de 20% nas receitas geradas pelas campanhas de marketing e redução de até 30% nos custos associados. [2]
Esses dados são intensificados quando vemos o relatório do IBGE que aponta a acessibilidade a internet em 90% dos domicílios brasileiros, impactando diretamente no comportamento de consumo.
A McKinsey também realizou um estudo com 124 empresas de grande e médio porte em diversos setores para mensurar a maturidade digital das empresas que atuam no país.
Os resultados dessa pesquisa revelaram alguns insights interessantes sobre o processo de transformação digital:
1. As empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior que as demais empresas, – globalmente, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais que as demais empresas.
2. A pontuação de maturidade dos líderes digitais no país está próxima à dos líderes globais.
3. A maturidade e a velocidade de transformação das empresas estão correlacionadas ao setor da economia a que pertencem.
“No Brasil, três setores claramente despontam em maturidade digital (pontuação acima da média geral): Serviços financeiros, Varejo, e Telecomunicações e Tecnologia – precisamente, estes são os setores mais afetados pelas mudanças de comportamento e necessidades do cliente, bem como pela dinâmica competitiva.” [3]
5 estratégias para acelerar a maturidade digital da sua empresa
Como dito anteriormente, a transformação digital e, consequentemente, a maturidade digital é multidisciplinar – é preciso investir em todos os setores, planejar estratégias e capacitar toda a equipe.
E quando olhamos do ponto de vista do marketing, existem alguns aspectos que precisam ser evidenciados.
Para ajudar você e sua empresa a embarcar nessa nova jornada, separamos 5 estratégias para melhorar o seu posicionamento no mercado. Confira a seguir:
1. Propósito – antes de tudo é preciso entender que a incorporação de tecnologia nos negócios é um passo necessário e, portanto, eventualmente a transformação digital irá acontecer. Porém, se esse caminho for traçado sem nenhum planejamento e sem nenhum real interesse, a desorganização será refletida nos serviços oferecidos e na experiência do cliente.
2. Equipe conectada – O processo digital de sua empresa envolve processos, produtos, indústria, demanda de clientes, desempenho e insights que, claro, passam pelos seus funcionários. Dessa forma, é preciso motivá-los, envolvê-los e capacitá-los para esse novo momento da empresa.
3. Mindset e aprendizagem – Por ser um processo lento, é preciso manter os ânimos e sabemos que isso pode ser um desafio e tanto. Dessa maneira, delegue as novas tarefas conforme a capacidade de cada pessoa, invista no processo de aprendizagem e estabeleça metas reais e acessíveis à sua realidade.
4. Customer Centric – a experiência do cliente precisa ser sua prioridade. Confira nosso texto sobre o customer centric para entender melhor sobre essa abordagem.
5. Adaptação – tenha sempre em mente que é muito provável que a sua empresa precisará passar por modificações, seja na criação de novas posições e/ou na própria disposição estrutural.
Ficou com alguma dúvida?
Confira nossos cases de sucesso para conhecer mais sobre a aplicação dessas estratégias.