Seja para aumentar a visibilidade da sua marca, gerar leads e até mesmo para melhorar o relacionamento com seus clientes, o marketing no YouTube tem se tornado uma excelente estratégia de negócios.
Poder trabalhar com uma das maiores plataformas do mundo tornou-se um recurso valioso para as marcas, uma vez que conseguimos abordar diversas estratégias do marketing digital, alinhado com o principal formato de mídia.
Além disso, com o YouTube é possível alcançar inúmeros nichos; pessoas que talvez nem tenham redes sociais como Instagram e Facebook.
Portanto, aproveite a oportunidade para descobrir como você pode valorizar a sua marca através do marketing no YouTube
Por que investir no YouTube?
Muito do marketing de conteúdo hoje gira em torno da produção de vídeos, independente da rede social a ser trabalhada e os números não mentem – na pesquisa realizada pela VisualGPS, anunciada pela Getty Images, 65% das pessoas entrevistadas são a favor de consumir conteúdo de marca no formato de vídeo nas redes sociais. [1]
Para os profissionais de marketing, 88% acreditam que o vídeo é o formato mais valioso para anúncios nas redes sociais.
Para os consumidores, a pesquisa mostrou que as “produções audiovisuais representam uma fonte significativa de conselhos e informações, enquanto impulsionam a exposição das marcas, especialmente entre os consumidores mais jovens.” [1]
O YouTube é a maior plataforma de vídeos e o segundo maior mecanismo de busca do mundo.
Com os recursos introduzidos pela plataforma recentemente, como shorts, capítulos, estreias e comunidades, mais criadores e, consequentemente, mais consumidores são atraídos diariamente.
Graças a sua diversidade de conteúdo, o aumento do número de inscritos e assinantes segue uma constante de alta relevância para o mercado mundial.
O YouTube em números [2]
- Conforme os últimos relatórios, mais de 2,70 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam o YouTube por mês.
- O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca, depois do Google.
- A receita global de anúncios do YouTube para o primeiro trimestre de 2023 é de US$ 6,69 bilhões.
- Em 2023, o YouTube Premium e o YouTube Music juntos têm mais de 80 milhões de assinantes em todo o mundo.
- O YouTube é a segunda plataforma de mídia social mais popular, depois do Instagram.
- Todos os dias, as pessoas assistem a mais de um bilhão de horas de vídeo e geram bilhões de visualizações.
- 54,4% dos usuários do YouTube são homens e
- 45,6% dos usuários do YouTube são mulheres.
- A maioria dos usuários do YouTube está na faixa etária de 15 a 35 anos.
- Mais de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis.
- Música, entretenimento e educação são os gêneros mais assistidos no YouTube.
- O YouTube é responsável por cerca de 25% do tráfego móvel global.
- Um visitante médio do YouTube verifica quase nove páginas por dia.
- O YouTube é a plataforma social mais utilizada para fins de pesquisa entre os tomadores de decisão B2B, com 50,9% de usuários.
- 6% das receitas publicitárias do Google são criadas no YouTube.
- O YouTube Shorts gera mais de 30 bilhões de visualizações por dia.
- O YouTube é a segunda plataforma mais popular para marketing de influenciadores.
- O YouTube se destaca como o segundo site mais visitado do mundo.
O Marketing no YouTube
Dentre as diversas abordagens que podem ser trabalhadas com o marketing no YouTube, nós separamos 4 pontos principais que fazem toda a diferença na hora de pensar, produzir e apresentar os seus conteúdos.
Confira.
1- Entenda o seu público
Sempre trazemos esse ponto em nossos textos e pode parecer bem repetitivo, contudo, ressaltamos ser uma das estratégias mais acertadas de todo o marketing.
E acredite, muitas empresas ainda pulam e/ou ignoram esse aspecto e investem em planos grandiosos que não produzem resultados eficazes.
Saiba como criar a persona perfeita para sua empresa
Portanto, antes de decidir os próximos passos, tenha o seu público e sua persona bem definidos para então poder escolher quais e como os temas serão abordados nos seus vídeos.
Fatores como quais os recursos de áudio e imagens a serem utilizados, a linguagem e até mesmo a duração dos vídeos serão determinados conforme as preferências dos seus clientes.
2- Objetivos e roteiro
Um bom plano de marketing sempre vem acompanhado de um bom planejamento. Trace os seus objetivos a curto, médio e longo prazo e os associe à produção de vídeos.
Dessa forma você terá o controle de todo o processo de criação e desenvolvimento do conteúdo, que conferem a qualidade necessária para a otimização do marketing no YouTube.
Estabelecer objetivos também auxilia na criação do roteiro – esse irá te ajudar na parte mais técnica da produção. Ter uma pessoa que sabe o que falar e como falar é fundamental para a atração, engajamento e visualização.
Mas nem só de texto vivem os roteiros. Você conhece os chamados storyboards?
Também conhecidos como organizadores gráficos, são recursos bastante utilizados na indústria cinematográfica para ajudar na (pré) visualização dos filmes. É claro que, nas devidas proporções, você pode considerar a utilização de storyboards na organização dos seus vídeos.
Pensar no cenário que irá aparecer atrás do locutor, nas roupas e enquadramento também consistem em boas estratégias e refletem positivamente na sua presença online.
3- Recursos
Câmera, microfone e iluminação são outros pontos de interesse. Podem parecer detalhes óbvios, mas fazem uma enorme diferença quando são levados a sério.
Muitas empresas optam por terceirizar essa etapa, alugando estúdios, equipamentos e profissionais especializados em audiovisual justamente para poderem oferecer vídeos com qualidade mais alta.
Mas lembre-se do que falamos antes, sobre entender seu público, de nada irá adiantar investir em produções hollywoodianas se você não tiver o conteúdo adequado e interessante.
4- Otimização e divulgação
Dentro do marketing, quando falamos sobre otimização estamos nos referindo a melhorar a busca dos usuários, ou seja, existem recursos que podem ser incorporados em textos e vídeos que ajudam os algoritmos das plataformas a enxergar o seu conteúdo como relevante.
E tendo o YouTube como a segunda maior plataforma de buscas, é importante que você use palavras-chave, bons títulos, descrição e hashtags que correspondem ao vídeo, sua marca e conteúdo.
Acrescentar legendas e CTAs (Call to Action – chamadas para ação) incentivando o público a comentar, compartilhar e a assistir seus outros vídeos também são ótimas opções. Aproveite o embalo para divulgar os seus vídeos nas suas outras redes sociais, convidando seus seguidores e direcionando-os ao vídeo por links.
Caso esteja de acordo com seus planos, cabe investir também em parcerias com outras marcas e canais e ainda, em campanhas de tráfego pago.
Saiba mais sobre Tráfego Pago x Tráfego Orgânico
YouTube Analytics
Assim como as outras redes, o YouTube conta com um relatório próprio, de fácil acesso, que te auxilia a entender e acompanhar o seu desempenho na plataforma.
Por 3 métricas principais, o YouTube oferece uma visão geral do canal.
- Relatório de Alcance: mostra como as pessoas estão chegando no seu canal; impressões e visualizações, por exemplo.
- Relatório de Envolvimento: exatamente o que o nome diz, oferece uma visão sobre marcações de “gostei” e “não gostei” e tempo de exibição.
- Relatório de Público: oferece o perfil do público que está assistindo, como gênero, idade e localização.
Confira os vídeos que a Triplo fez para a Seegene Brazil – uma empresa de diagnósticos moleculares.
Não há dúvidas sobre o consumo crescente de informações no formato de vídeo, seja ele curto como no “Shorts” ou em vídeos mais longos que passam de horas.
Fato é que o marketing no YouTube pode ser o diferencial que a sua empresa está procurando e a Tripplo pode te ajudar. Entre em contato e saiba como.