LinkedIn para Laboratório: por que apostar nessa rede social

O LinkedIn é a principal rede social para as empresas estabelecerem relações mais próximas e assertivas com o mercado e com o seu público. Confira, a seguir, os benefícios do LinkedIn para laboratórios de análises clínicas.
28 de dezembro de 2022

Quando olhamos para todas as redes sociais disponíveis hoje, certamente você consegue apontar quais as principais abordagens de cada uma delas. Prova disso são os tipos de conteúdos divulgados e consumidos e até a linguagem utilizada nelas.

Ao contrário do Instagram, por exemplo, onde fotos e vídeos são consumidos de maneira mais rápida e sem muito aprofundamento, no LinkedIn você tem espaço para desenvolver a identidade do seu laboratório, procurar e oferecer novas oportunidades e ainda, recrutar profissionais com o melhor perfil para o seu negócio.

Com foco no sucesso e produtividade, essa rede está crescendo dentro do mundo corporativo, salientando a sua relevância dentro das estratégias do marketing digital. Dessa maneira, ter um perfil no LinkedIn representa uma excelente vantagem mercadológica, gerando mais visualização para a marca e reconhecimento regional e nacional.

Confira a seguir os principais dados e as melhores oportunidades do LinkedIn para o seu laboratório.

LinkedIn – números e oportunidades

Por ser uma rede desenvolvida exclusivamente para o mundo corporativo, onde o caráter profissional e os materiais publicados podem ser consumidos sem nenhum tipo de interrupção e/ou distração com conteúdos de entretenimento, o LinkedIn é a melhor plataforma para profissionais e empresas que buscam oportunidades de crescimento.

São mais de 875 milhões de usuários mundiais, dos quais mais de 60 milhões estão no Brasil; 135 milhões na América Latina e, mais de 194 milhões nos EUA.

Com mais de 58 milhões empresas registradas e, conforme os dados da própria plataforma, a cada minuto 8 pessoas são contratadas graças aos seus perfis no LinkedIn.

Conforme o levantamento da Pew Research Center, uma grande vantagem da rede é o seu direcionamento, ou seja, as pessoas que a usam estão interessados unicamente em conteúdos profissionais, tanto que,  “Aproximadamente metade dos adultos com bacharelado ou pós-graduação (51%) diz usar o LinkedIn, em comparação com parcelas menores daqueles com alguma experiência universitária (28%) e aqueles com diploma de ensino médio ou menos (10%).”

Dois outros estudos que apresentam a importância do LinkedIn para empresas, mostram que, 1) cerca de 35,5 milhões de pessoas foram entrevistadas e contratadas pela rede, em função dos seus perfis e/ou networking e; 2) 40% desses contratados têm menos chance de deixar a empresa nos primeiros 6 meses.

Tanto para empresas B2B quanto B2C, como os laboratórios, foi observado que o LinkedIn gera maior taxa de conversão de visitante para lead em 2,74%, quase 3 vezes maior (277%) do que o Twitter (0,69%) e o Facebook (0,77%). [1]

“A taxa de conversão do LinkedIn também superou a mídia social como um canal em geral. Em outras palavras, de todo o tráfego que chegou aos sites dessas empresas por meio da mídia social, 0,98% desse tráfego foi convertido em leads, em comparação com 2,74% do LinkedIn.”

Um detalhe extremamente importante sobre esses estudos são as métricas – se a compararmos com Instagram e Tik Tok, por exemplo, obteremos números de engajamento significativamente mais baixos, porém, ressaltamos que nessas redes sociais há uma enxurrada de conteúdos voltados para o entretenimento.

Dessa maneira, quando analisamos os dados do LinkedIn observamos que as métricas e o engajamento são mais confiáveis, relevantes e de fato representam o nível de interesse e relevância dos materiais produzidos e consumidos pelo público.

A internet em números:

  • Usuários de internet – 5 bilhões (63% da população mundial)
  • Crescimento digital das redes sociais (2022) – + 7.5%
  • Tempo diário gasto nas redes sociais – 2h29m (+4,9% ou 7 minutos a mais que em 2021)
  • Principais motivos para usar a internet – Procurar informações (60.2%); Procurar produtos e marcas (45.1%) e Pesquisa relacionada a negócios (29.7%)
  • Principais aplicativos e sites usados – redes sociais (95.2%)
  • Pesquisando sintomas de saúde online – mundial (25.9%); Brasil (34.1%)
  • Rede social usada para pesquisa relacionada a trabalho – YouTube (67.9%); LinkedIn (36.9%)

As redes sociais em números:

  • 4,65 bilhões de usuários ativos (58.7% da população mundial)
  • 80% da América do Sul são usuários ativos de redes sociais
  • Tempo diário gasto usando mídias sociais – Brasil (3h47m)
  • Principais razões para usar as redes sociais – procurar novos conteúdos (31%); networking relacionado ao trabalho (22.5%)
  • Uso de redes sociais para atividades de trabalho – Brasil (33.5%); Mundial (22.5%)

LinkedIn em números:

  • Usuários por perfil: 25-34 anos (25.8% mulheres; 33.3% homens)
  • Classificação do alcance de anúncios na rede – EUA (72.8%); Brasil (33.3%)
  • O público potencial que os profissionais de marketing podem alcançar com anúncios no LinkedIn (Brasil) – 54 milhões ou 25.1% dos usuários

LinkedIn para Laboratório – 5 motivos para investir na rede

Tendo em vista a especificidade do LinkedIn e as reais oportunidades de crescimento, separamos os 5 principais motivos para o seu laboratório começar a investir mais na produção de conteúdos direcionados para a rede. Confira.

1- Posicionamento de marca

Através do seu perfil, é possível compartilhar imagens, artigos e vídeos sobre seu laboratório. Sejam informações institucionais, serviços e produtos, divulgar a sua marca é fundamental para qualquer estratégia de crescimento.

2- Relacionamento com a persona certa

A oportunidade de comunicação direta com a persona do seu laboratório proporciona maiores chances de crescimento e aprimoramento. Essa troca de experiências também é percebida positivamente pelo público, abrindo espaço para novas interações e oportunidades.

3- Produção de conteúdos

Poder focar em conteúdos mais técnicos e científicos, como artigos e pesquisas, também ajudam no posicionamento e confiabilidade do seu laboratório, abrindo espaço para conversas enriquecedoras e insights para novos negócios.

4- Company Page

Company Page nada mais é que a página oficial do seu laboratório (diferente de um perfil). Nela é possível colocar todas as informações sobre a sua empresa, divulgar vagas e oportunidades de trabalho e, ter acesso as principais métricas da plataforma.

Ter essa página oficial ajuda, e muito, na hora de segmentar e produzir os conteúdos.

5- Grupos de interesse e páginas afiliadas

Dois recursos do LinkedIn que valem ser explorados por qualquer empresa. 

Separados por temas, os grupos de interesse funcionam como um espaço para empresas e pessoas conversarem sobre um tema/setor específico.

Exemplificando, se o seu laboratório conduz testes in house, você pode procurar um grupo já existente sobre esses testes ou criar o seu e divulgar materiais de pesquisas, referências, dúvidas… Sempre lembrando que esses diálogos refletem o interesse das pessoas no assunto e não na sua empresa!

Sobre as páginas afiliadas, elas são válidas para empresas que atuam em vários segmentos. Se esse for o seu caso, é possível segmentar ainda mais o seu público ao criar páginas específicas e, novamente, direcionar o seu público para uma área de interesse ainda mais distinta.

Como mencionamos, ao compararmos com as demais redes sociais, o LinkedIn possui números menores e aparenta ser menos atrativa comercialmente. Porém, ressaltamos que o público que está na rede está justamente por que procura por conteúdos mais relevantes e mais sérios sobre o mercado.

E, como parte de uma boa estratégia, é preciso testar essas oportunidade e descobrir aquelas que funcionam melhor com seu público.
Caso você e seu laboratório precise de uma ajudinha – chama a Tripplo!

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