Quando olhamos para todas as redes sociais disponíveis hoje, certamente você consegue apontar quais as principais abordagens de cada uma delas. Prova disso são os tipos de conteúdos divulgados e consumidos e até a linguagem utilizada nelas.
Ao contrário do Instagram, por exemplo, onde fotos e vídeos são consumidos de maneira mais rápida e sem muito aprofundamento, no LinkedIn você tem espaço para desenvolver a identidade do seu laboratório, procurar e oferecer novas oportunidades e ainda, recrutar profissionais com o melhor perfil para o seu negócio.
Com foco no sucesso e produtividade, essa rede está crescendo dentro do mundo corporativo, salientando a sua relevância dentro das estratégias do marketing digital. Dessa maneira, ter um perfil no LinkedIn representa uma excelente vantagem mercadológica, gerando mais visualização para a marca e reconhecimento regional e nacional.
Confira a seguir os principais dados e as melhores oportunidades do LinkedIn para o seu laboratório.
LinkedIn – números e oportunidades
Por ser uma rede desenvolvida exclusivamente para o mundo corporativo, onde o caráter profissional e os materiais publicados podem ser consumidos sem nenhum tipo de interrupção e/ou distração com conteúdos de entretenimento, o LinkedIn é a melhor plataforma para profissionais e empresas que buscam oportunidades de crescimento.
São mais de 875 milhões de usuários mundiais, dos quais mais de 60 milhões estão no Brasil; 135 milhões na América Latina e, mais de 194 milhões nos EUA.
Com mais de 58 milhões empresas registradas e, conforme os dados da própria plataforma, a cada minuto 8 pessoas são contratadas graças aos seus perfis no LinkedIn.
Conforme o levantamento da Pew Research Center, uma grande vantagem da rede é o seu direcionamento, ou seja, as pessoas que a usam estão interessados unicamente em conteúdos profissionais, tanto que, “Aproximadamente metade dos adultos com bacharelado ou pós-graduação (51%) diz usar o LinkedIn, em comparação com parcelas menores daqueles com alguma experiência universitária (28%) e aqueles com diploma de ensino médio ou menos (10%).”
Dois outros estudos que apresentam a importância do LinkedIn para empresas, mostram que, 1) cerca de 35,5 milhões de pessoas foram entrevistadas e contratadas pela rede, em função dos seus perfis e/ou networking e; 2) 40% desses contratados têm menos chance de deixar a empresa nos primeiros 6 meses.
Tanto para empresas B2B quanto B2C, como os laboratórios, foi observado que o LinkedIn gera maior taxa de conversão de visitante para lead em 2,74%, quase 3 vezes maior (277%) do que o Twitter (0,69%) e o Facebook (0,77%). [1]
“A taxa de conversão do LinkedIn também superou a mídia social como um canal em geral. Em outras palavras, de todo o tráfego que chegou aos sites dessas empresas por meio da mídia social, 0,98% desse tráfego foi convertido em leads, em comparação com 2,74% do LinkedIn.”
Um detalhe extremamente importante sobre esses estudos são as métricas – se a compararmos com Instagram e Tik Tok, por exemplo, obteremos números de engajamento significativamente mais baixos, porém, ressaltamos que nessas redes sociais há uma enxurrada de conteúdos voltados para o entretenimento.
Dessa maneira, quando analisamos os dados do LinkedIn observamos que as métricas e o engajamento são mais confiáveis, relevantes e de fato representam o nível de interesse e relevância dos materiais produzidos e consumidos pelo público.
- Usuários de internet – 5 bilhões (63% da população mundial)
- Crescimento digital das redes sociais (2022) – + 7.5%
- Tempo diário gasto nas redes sociais – 2h29m (+4,9% ou 7 minutos a mais que em 2021)
- Principais motivos para usar a internet – Procurar informações (60.2%); Procurar produtos e marcas (45.1%) e Pesquisa relacionada a negócios (29.7%)
- Principais aplicativos e sites usados – redes sociais (95.2%)
- Pesquisando sintomas de saúde online – mundial (25.9%); Brasil (34.1%)
- Rede social usada para pesquisa relacionada a trabalho – YouTube (67.9%); LinkedIn (36.9%)
- 4,65 bilhões de usuários ativos (58.7% da população mundial)
- 80% da América do Sul são usuários ativos de redes sociais
- Tempo diário gasto usando mídias sociais – Brasil (3h47m)
- Principais razões para usar as redes sociais – procurar novos conteúdos (31%); networking relacionado ao trabalho (22.5%)
- Uso de redes sociais para atividades de trabalho – Brasil (33.5%); Mundial (22.5%)
- Usuários por perfil: 25-34 anos (25.8% mulheres; 33.3% homens)
- Classificação do alcance de anúncios na rede – EUA (72.8%); Brasil (33.3%)
- O público potencial que os profissionais de marketing podem alcançar com anúncios no LinkedIn (Brasil) – 54 milhões ou 25.1% dos usuários
LinkedIn para Laboratório – 5 motivos para investir na rede
Tendo em vista a especificidade do LinkedIn e as reais oportunidades de crescimento, separamos os 5 principais motivos para o seu laboratório começar a investir mais na produção de conteúdos direcionados para a rede. Confira.
1- Posicionamento de marca
Através do seu perfil, é possível compartilhar imagens, artigos e vídeos sobre seu laboratório. Sejam informações institucionais, serviços e produtos, divulgar a sua marca é fundamental para qualquer estratégia de crescimento.
2- Relacionamento com a persona certa
A oportunidade de comunicação direta com a persona do seu laboratório proporciona maiores chances de crescimento e aprimoramento. Essa troca de experiências também é percebida positivamente pelo público, abrindo espaço para novas interações e oportunidades.
3- Produção de conteúdos
Poder focar em conteúdos mais técnicos e científicos, como artigos e pesquisas, também ajudam no posicionamento e confiabilidade do seu laboratório, abrindo espaço para conversas enriquecedoras e insights para novos negócios.
4- Company Page
Company Page nada mais é que a página oficial do seu laboratório (diferente de um perfil). Nela é possível colocar todas as informações sobre a sua empresa, divulgar vagas e oportunidades de trabalho e, ter acesso as principais métricas da plataforma.
Ter essa página oficial ajuda, e muito, na hora de segmentar e produzir os conteúdos.
5- Grupos de interesse e páginas afiliadas
Dois recursos do LinkedIn que valem ser explorados por qualquer empresa.
Separados por temas, os grupos de interesse funcionam como um espaço para empresas e pessoas conversarem sobre um tema/setor específico.
Exemplificando, se o seu laboratório conduz testes in house, você pode procurar um grupo já existente sobre esses testes ou criar o seu e divulgar materiais de pesquisas, referências, dúvidas… Sempre lembrando que esses diálogos refletem o interesse das pessoas no assunto e não na sua empresa!
Sobre as páginas afiliadas, elas são válidas para empresas que atuam em vários segmentos. Se esse for o seu caso, é possível segmentar ainda mais o seu público ao criar páginas específicas e, novamente, direcionar o seu público para uma área de interesse ainda mais distinta.
Como mencionamos, ao compararmos com as demais redes sociais, o LinkedIn possui números menores e aparenta ser menos atrativa comercialmente. Porém, ressaltamos que o público que está na rede está justamente por que procura por conteúdos mais relevantes e mais sérios sobre o mercado.
E, como parte de uma boa estratégia, é preciso testar essas oportunidade e descobrir aquelas que funcionam melhor com seu público.
Caso você e seu laboratório precise de uma ajudinha – chama a Tripplo!