Muito se tem falado sobre como a internet está mudando e definindo a maneira como consumimos produtos, serviços e informações. Dentro desse contexto, trazemos aqui o mais recente ponto de destaque – a aplicação da inteligência artificial no marketing.
Mas antes, é interessante observar que a inteligência artificial foi e continua sendo explorada pela mídia como algo futurista, saído diretamente dos filmes de ficção científica, por meio de humanoides que, eventualmente, irão se virar contra a humanidade.
Embora esse último seja de fato um ponto no debate das questões de ordem filosófica e epistemológica, sabemos que no momento há diversos pontos que precisam ser aprimorados e desenvolvidos ainda.
Contudo, a inteligência artificial já faz parte das nossas rotinas pessoais e profissionais e, não seria errado dizer que ela está fixando o seu espaço e se tornando um hábito.
E para podermos entrar, de fato, nas aplicações dentro do marketing, precisamos definir o que é a inteligência artificial; como ela é utilizada nas nossas rotinas e então, mostrar como você pode melhorar os seus resultados investindo na IA.
O que é a Inteligência artificial?
A inteligência artificial é um campo de estudos multidisciplinar que, justamente por abranger diversas especialidades, tem recebido diversos significados, correspondentes à sua aplicação.
De tantas, a que recebe mais destaque é a da ciência da computação, uma vez que é a área responsável pelo desenvolvimento teórico e prático dos algoritmos, modelos e técnicas que visam simular o comportamento humano, como criatividade, autoaperfeiçoamento e uso da linguagem.
A partir de tal, temos o setor do Machine Learning – que foca no desenvolvimento de algoritmos que auxiliam os computadores a “aprender” e interpretar informações com base em dados.
Um grande exemplo de sua utilização hoje está nos assistentes de voz virtuais, como a Alexa, Siri e Bixby.
A inteligência artificial no dia a dia
Com certeza você já ouviu falar sobre o eventual domínio das máquinas e como elas irão “roubar” nossos empregos. Enquanto isso não acontece (o que esperamos que não aconteça mesmo), vamos destacar como a inteligência artificial já é inerente à nossa rotina.
Como mencionado, os assistentes de voz virtuais como a Alexa, Siri e Bixby (Amazon, Apple e Samsung respectivamente) cativou a população – seja pela praticidade, pela acessibilidade ou pelo humor, elas estão presentes em diversas casas brasileiras e são amplamente utilizadas para além das suas funções principais.
Outra máquina que está ganhando espaço nas casas brasileiras é o aspirador inteligente – a integração do físico ao virtual (IoT ou Internet das Coisas) permite que tarefas básicas sejam otimizadas, nos “liberando” para realizar outras tarefas.
Podemos citar também os smartwatches; as recomendações das redes sociais; os filtros de spam nos e-mails; plataformas de streaming; mecanismos de busca como o Google e mais.
A inteligência artificial no marketing
Se pensarmos na inteligência artificial como uma grande facilitadora, sua capacidade de automatizar processos e análise de dados, não fica difícil enxergar sua aplicação nas empresas comprometidas com a transformação digital.
A Konecta, especializada em soluções de Customer Experience, assim como a Hubspot apresentaram os principais pilares para a inteligência artificial no marketing e seus benefícios. [1]
- Análise de dados e comportamentos
Sabe aqueles formulários que preenchemos quando baixamos um e-book ou aquelas pesquisas de satisfação que pedem informações sobre idade, grau de escolaridade e profissão?
Pois estes ajudam, e muito, as empresas a segmentar o seu público, a estabelecer campanhas e a direcionar conteúdos e promoções às pessoas que estão realmente interessadas nos seus produtos.
Essas análises são partes fundamentais do marketing digital.
Da mesma forma que os buscadores na internet estão cada vez mais exigentes e específicos, é preciso que as empresas acompanhem esses avanços e aprimorem os seus conteúdos e marcadores como o uso das palavras-chave.
A inteligência artificial aqui funciona como um facilitador de análises desses dados, permitindo a automatização dessa segmentação e a personalização de conteúdos que, consequentemente, otimizam os processos internos.
Descubra se sua empresa está no caminho da maturidade digital
- Chatbots
ChatGPT – conhece? O chatbot mais famoso do momento caiu nas graças do público graças às suas respostas “completas” e até a entrega de trabalhos acadêmicos.
Polêmicas à parte, no marketing empresas de todos os tamanhos estão investindo nesse tipo de comunicação com os clientes.
Sabemos que em determinado momento a intervenção humana é fundamental, mas para a resposta de dúvidas rotineiras, o famoso FAQ, auxiliam muito – para as empresas, libera seus funcionários para as questões mais urgentes e complicadas e, para os clientes, a agilidade das respostas é um diferencial a ser considerado.
Conheça mais sobre as motivações de compra do consumidor pós-pandêmico
- Geração de conteúdo
Retomando as polêmicas, esse ponto está causando um certo desconforto entre os produtores de conteúdo.
Assim como o ChatGPT, o modelo de linguagem GPT-3 da Open AI é “alimentado por milhares de informações que agregam (ou aspiram a) todo o conhecimento humano e criam conexões, e mais informações, a partir de quem o utiliza.” [1]
Ou seja, através do Processamento de Linguagem Natural (PNL) essa IA consegue produzir conteúdos que muito se assemelham aos produzidos por humanos.
Que a produção de conteúdo é primordial para as estratégias de marketing, todos já sabem e, o uso desse recurso pode ser sim uma opção para algumas empresas (desde que feitas com responsabilidade e que passem por revisões humanas).
Faça um plano de marketing poderoso para sua empresa
- Reconhecimento
O reconhecimento facial, de áudio e QR Codes, por exemplo, também poderiam ter sido citados lá em cima quando falamos sobre o uso da inteligência artificial no nosso dia a dia.
No marketing podemos trabalhar esse reconhecimento através da personalização do atendimento, dos conteúdos, mensagens e ofertas pela sincronização dos dados online e offline.
Saiba porque o CRM é importante para suas vendas
- Publicidade programática
Para a inteligência artificial no marketing, a publicidade programática é a compra e venda automática de espaço publicitário na web. [1]
“Essas compras de espaços são geridas por algoritmos que agora são responsáveis por ajustes e correlacionam a estratégia de compras da marca ao público-alvo. Com a IA, tudo pode ser segmentado de forma mais rápida e mais otimizada.” [1]
Ou seja, mais uma vez temos a otimização do tempo e uma entrega mais precisa como destaques relevantes para o marketing.
Você já conhece o Consumidor 5.0 ?
Não há dúvidas sobre o espaço que a IA conquistou e é muito difícil pensarmos em não utilizá-la esses dias. Enquanto a revolução das máquinas não acontece, o que podemos fazer é aproveitar todos os benefícios da inteligência artificial no marketing. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!