Inbound Marketing é uma área do Marketing Digital composta por técnicas e ações específicas que ajuda a empresa a se promover através da produção de conteúdos de qualidade. Seja por blog, ebooks, vídeos e outros formatos, uma grande vantagem do Inbound Marketing para a área da saúde é a capacidade de mensurar todas as métricas escolhidas.
Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é o conjunto de ações estratégicas utilizadas pela empresa para que o cliente a procure. Ou seja, são ações contrárias ao “marketing tradicional”, em que as empresas procuram o cliente.
Dessa forma, cabe a empresa a produzir e oferecer materiais informativos e com qualidade para que quando o cliente fizer a sua pesquisa e encontrar a sua empresa, por exemplo, ele terá em mãos um material rico que o ajudará na decisão de compra.
Se enxergarmos o Inbound Marketing para área da saúde como um método e uma área de investimentos, você estará preparado para receber cada vez mais novos parceiros comerciais e clientes.
Confira a seguir os 5 principais motivos para investir nessa estratégia e garantir o sucesso da sua empresa.
Por que você precisa do Inbound Marketing para o setor da saúde?
Conforme o relatório anual da Hubspot, as redes sociais e os sites/blogs são considerados os principais canais de marketing para qualquer negócio, sendo responsáveis por 44% e 36%, respectivamente. No mesmo relatório temos também que, para as empresas B2C, o investimento em marketing é significativamente maior que para as B2B.
Portanto, como bem apontamos em nossos textos anteriores, o investimento nesses métodos deve ser considerado durante o planejamento inicial e de crescimento da sua empresa. E ainda, ao adotar as estratégias do Inbound Marketing você poderá calcular e otimizar cada uma das campanha e obter um ROI melhor.
Sobre as metodologias aplicáveis, o Inbound Marketing para o setor da saúde possui as suas próprias etapas:
- Atrair – não é atoa que também chamamos de “marketing de atração”. Como o próprio nome diz, é a etapa em que você atrai os seus clientes, ou seja, é “encantar” seu público com materiais originais, educativos, informativos e relevantes para eles. É justamente por ser a porta de entrada que é importante – imagine o cenário: você entra em uma loja física que está bagunçada, com atendentes desinteressados, completamente escura, onde você sequer consegue visualizar os produtos. Além da raiva, a sua experiência com essa loja irá refletir na sua decisão de dar meia volta e sair sem adquirir nada.
Mas ressaltamos também que, nem de primeiras impressões vive uma empresa, por isso, atenção às etapas seguintes!
- Converter – a fase de conversão pode ser entendida assim: você está andando por um shopping e vê uma vitrine que chama a sua atenção. Ao resolver entrar, você é bem recebido, apresentado aos produtos, percebe haver variedade de modelos que são de excelente qualidade. O seu interesse aumenta.
- Relacionar – o seu relacionamento com a loja passa a existir, mas isso não significa que irá levar alguma coisa, certo? Mas você agora sabe exatamente aonde ir quando precisar e sabe também que há descontos e vantagens específicas para os clientes cadastrados.
- Vender – agora que você conhece os produtos, os diferentes modelos, serviços e vantagens daquela loja, assim que precisar sabe exatamente aonde comprar.
- Analisar – essa etapa é o grande diferencial do Inbound Marketing porque toda essa trajetória foi “monitorada” e mensurada pela empresa, assim é possível saber em qual fase cada cliente se encontra, quais materiais ele está mais interessado, se existe alguma etapa que precisa melhorar… é possível obter diversas informações utilizando as ferramentas certas.
Inbound Marketing para o setor da saúde
Tendo em mente os conceitos básicos de cada uma dessas etapas, é possível pensar nas estratégias e materiais que devem ser produzidos especificamente para cada uma delas.
Ao produzir os materiais e contribuir com a jornada do consumidor, a sua empresa terá:
- Benefícios a curto prazo: uma vez que os seus materiais dizem respeito à saúde, apenas aquelas pessoas interessadas irão se relacionar, dessa maneira, você consegue atrair os “clientes certos” e não perde tempo, energia e dinheiro com incertezas.
- Benefícios a longo prazo: como mencionamos, as etapas de conversão e relação são responsáveis pela aproximação com o cliente, assim, esse relacionamento consegue manifestar a valorização da sua marca (branding) – aquele reconhecimento pela qualidade dos produtos, da equipe e de outras características que são originais e singulares da sua empresa.
- Aumento da presença digital: que a presença digital é essencial para os negócios, você já sabe, mas, auxiliada ao Inbound Marketing é possível aumentar e melhorar a sua posição nas redes, proporcionando mais visibilidade e oportunidades.
- Economia: as metodologias e estratégias do marketing de atração são mais baratas que as do Outbound Marketing. Existem diversos estudos e estudos de caso que demonstram essa diferença e mais, essa economia acontece independente do seu segmento.
- Fidelização dos clientes: você sabia que custa mais conquistar um cliente novo do que manter o cliente atual? E que a probabilidade de venda para um cliente fidelizado é de 60-80% enquanto a venda para um novo cliente é de 5-20%? Por isso que ações pós-vendas também são essenciais para o sucesso do seu negócio.
Esses são só alguns benefícios que a aplicação do Inbound Marketing para o setor da saúde irá proporcionar ao seu negócio!
Conhecendo essas etapas e a sua importância fica mais fácil de montar um planejamento de sucesso e diminuir os riscos e gastos desnecessários com conteúdos que não irão acrescentar à sua empresa.
Qualquer dúvida, só chamar! tripplo@tripplo.com.br