Sob o ponto de vista empresarial e do marketing, a presença online deixou de ser um diferencial para ser essencial. Isso porque a internet se tornou o principal canal de comunicação e posicionamento de uma marca.
São poucas as empresas que, de alguma forma, não possuem um site e/ou um perfil em alguma rede social.
Se colocarmos isso em números fica ainda mais fácil enxergar esse cenário. Conforme os dados levantados pelo estudo da agência We Are Social e da plataforma Hootsuite, temos:
- Nos primeiros meses de 2023, tivemos um total de 5,44 bilhões de pessoas usando telefones celulares, o que equivale a 68% da população global total.
- Existem 5,16 bilhões de usuários de internet no mundo hoje, o que significa que 64,4% da população total do mundo está online. Os dados mostram que o total global de usuários da Internet aumentou 1,9% nos últimos 12 meses.
- Atualmente, existem 4,76 bilhões de usuários de mídias sociais em todo o mundo, o que equivale a pouco menos de 60% da população global total.
Agora, sobre o uso digital no Brasil no início de 2023, tem-se:
- São 181,8 milhões de usuários de internet no país.
- O Brasil contava com 152,4 milhões de usuários de mídia social em janeiro de 2023, o equivalente a 70,6% da população total.
- Um total de 221 milhões de conexões móveis celulares estavam ativas no Brasil, equivalendo a 102,4% da população total.
As principais vantagens da presença online
Se tivéssemos que apontar quais são as principais vantagens da presença online para sua empresa, destacaríamos as seguintes.
Encontrar e descobrir
Você consegue imaginar hoje, alguma outra maneira mais eficiente de procurar informações sobre um produto e/ou serviço que não através da internet? Difícil, não é?
Por menor que seja essa pesquisa, como a grafia certa de uma palavra ou quando é o próximo feriado, fato é que ao mesmo tempo em que usamos a internet como principal fonte de informações, estamos cada vez mais dependentes dela.
E o mesmo vale para as empresas – se a nossa principal fonte de pesquisa é a internet, as empresas, consequentemente, precisam fornecer essas informações, formando assim um ciclo completo.
Reputação e relacionamento
Quanto melhores e mais completas são as informações que você oferece, maior a chance de ser encontrado online. Por isso, sempre que possível, reforçamos aqui que a produção de conteúdo precisa estar incluída nas suas estratégias de crescimento.
Otimização e oportunidade
Uma maneira de aprimorar esse ciclo de aproximação com o público é pensar nas oportunidades que podem ser criadas.
Através do seu site e dos seus perfis nas redes socias é possível compartilhar dados importantes sobre a sua empresa, sobre certificações e premiações recebidas, sobre promoções e ofertas, sobre novidades e lançamentos.
Além disso, você consegue abrir um espaço mais rápido e acessível para a comunicação com o público.
Resumindo: Crie conteúdos relevantes – seja visto – melhore a sua comunicação – gere oportunidades – potencialize a sua marca.
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Fortalecimento do Branding
Como trouxemos em outros artigos, com as estratégias do branding, quando bem desenhadas é possível consolidar a sua marca como referência dentro da sua área de atuação.
E, uma das principais maneiras de conseguir isso é através da presença online.
Graças à sua relevância e ao seu alcance, a internet permite que diversas abordagens sejam utilizadas e testadas e, por isso, saber o que o seu público espera dos seus produtos pode ser a sua principal ferramenta de trabalho.
Principalmente após a pandemia da covid-19, pudemos perceber uma mudança relevante no comportamento dos consumidores e sua relação com a internet. A procura por serviços humanizados, informações reais e confiáveis e produtos de qualidade aumentou muito.
E ainda, a interação quase que instantânea permite que você meça e avalie as suas postagens de maneira mais eficiente e com mais fluidez.
Leia também: Como valorizar a sua marca em 4 passos
Competitividade empresarial
De acordo com a Zendesk, “Apesar de a “disputa” entre companhias normalmente ser vista como algo estressante e negativo, ela tem o potencial de fazer com que as instituições deem o seu melhor, o que pode resultar em mais vendas, alto faturamento e, claro, mais visibilidade.”
E, se levarmos em consideração que essa competitividade contribui para o desenvolvimento mercadológico, podemos pensar na inovação contínua.
Ainda conforme a Zendesk – “Considerando que os clientes têm inúmeras opções à disposição no mercado — muitas vezes à distância de um clique —, como ganhar destaque e ter clientes verdadeiramente fiéis à marca? Justamente por meio da competitividade. Visto que é preciso frequentemente buscar alternativas para superar empresas concorrentes, naturalmente o negócio se tornará mais sustentável e durável, já que soluções com um maior nível de qualidade serão entregues aos clientes. Estes, por sua vez, tenderão a escolher a marca em detrimento das demais.”
Na pesquisa CX Trends 2023 foi apontado que 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que proporcionem a eles uma boa experiência. Enquanto que 50% afirmam que mudarão para um concorrente após uma experiência ruim, número que aumenta para 80% se a situação se repetir.
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Como visto, a presença online é um passo essencial para todas as empresas, em direção ao aprimoramento de sua comunicação e valorização da sua marca. As oportunidades que a internet oferece são enormes por isso, experiente, teste e pergunte ao seu público sobre o que ele gostaria de saber e quais formatos são mais atraentes.
Caso precise de ajuda para planejar esses próximos passos, chame a Tripplo!