Muitas empresas e até mesmo profissionais do marketing ainda não acreditam nos benefícios do e-mail marketing. Isso porque, por muito tempo, eles eram sinônimos de spam, conduta intrusiva e golpes.Porém, com o avanço da tecnologia e da capacidade dos algoritmos em filtrar esse tipo de conteúdo, os e-mails passaram a ser um excelente aliado na comunicação direta com os clientes.Esse tipo de diálogo já se mostrou altamente proveitoso, uma vez que, “o mercado global de e-mail marketing foi avaliado em US$7,5 bilhões [em 2020] e a pesquisa projetou que o número aumentaria para US$17,9 bilhões até 2027. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) para esse período deve chegar a 13,3%.” [1]E mais – os clientes gostam de receber e-mails.“Segundo a Statista, por exemplo, 49% dos clientes afirmam que gostariam de receber e-mails promocionais semanais de suas marcas favoritas. Segundo o MarketingSherpa, 61% dos assinantes de e-mail gostariam de receber e-mails promocionais pelo menos uma vez por semana. E, novamente de acordo com Statista, a maioria das pessoas prefere ser contatada por e-mail.” [2]Mas afinal, o que é o e-mail marketing?
A definição do e-mail marketing
O e-mail foi inventado em 1971 por Ray Tomlinson. Recém-graduado do MIT, Ray foi contratado para construir os primeiros componentes da Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET), a precursora da Internet.Em sua entrevista para o The Verge, Ray afirmou que “a ideia já existia há vários anos, de enviar mensagens para outras pessoas no mesmo computador. Vi uma oportunidade de estender isso a usuários em outros computadores, porque agora tínhamos uma conexão de rede que podíamos usar para transferir as informações da caixa de correio de uma máquina para outra.”Ele completa – “Outra coisa é que na época [década de 1970] não havia uma maneira realmente boa de deixar mensagens para as pessoas. O telefone funcionou até certo ponto, mas alguém tinha que estar lá para receber a ligação. E se não era a pessoa que você queria chamar, era um assistente administrativo ou uma secretária eletrônica ou algo do tipo. À medida que a rede cresceu e o crescimento de tudo isso se acelerou, tornou-se uma ferramenta realmente útil: havia milhões de pessoas que você poderia alcançar.”O e-mail marketing é então um recurso que as empresas possuem de estabelecer um canal de diálogo direto e personalizado com seus clientes.Por que investir no e-mail marketing?
O e-mail já faz parte de nossas rotinas e, hoje, são cerca de 4 bilhões de usuários diretos, com a projeção de atingir 4,6 bilhões até 2025. [1]Diferentemente das redes sociais, que possui uma comunicação informal e generalizada, os e-mails podem ser altamente personalizados e, como esperado, possuem um desempenho muito melhor, com taxas de transação até seis vezes maiores, conforme a Experian, e taxas de cliques de cerca de 14%, segundo a Demand Gen. [2]E-mail marketing em números:- Existem mais de 4 bilhões de usuários diários de e-mail. Espera-se que esse número suba para 4,6 bilhões até 2025 (Statista);
- Mais de 306 bilhões de e-mails são enviados e recebidos todos os dias (Statista);
- 64% das pequenas empresas usam e-mail marketing para alcançar clientes (Campaign Monitor);
- 37% das marcas estão aumentando seu orçamento de e-mail e apenas 1,3% estão fazendo cortes (Litmus);
- As estratégias mais eficazes para campanhas de e-mail marketing são segmentação de assinantes (78%), personalização de mensagens (72%) e campanhas de automação de e-mail (71%) (HubSpot Blog Research);
- 33% dos profissionais de marketing enviam e-mails semanais e 26% enviam e-mails várias vezes por mês (Databox).
Principais vantagens do e-mail marketing
- Possibilita a segmentação do seu público – entender qual etapa o seu cliente está dentro da jornada de compra permite que você construa e envie materiais específicos para perfis diferentes. As taxas de engajamento desses e-mails personalizados são bem mais altas que os e-mails generalizados.
- Possui custos mais baixos – se compararmos com outros canais de comunicação e estratégias, o e-mail marketing é o mais acessível. Principalmente se usadas as plataformas gratuitas de criação e automação.
- Cria relacionamentos duradouros com os clientes – a boa comunicação é a chave para o sucesso de qualquer negócio e o e-mail marketing pode ser o seu principal canal para esse diálogo.
- Permite acompanhar os resultados a cada envio- as próprias plataformas de criação e automação de e-mail marketing irão te oferecer relatórios sobre as taxas de abertura, cliques e conversão.
- Possibilita trabalhar com público certo – a principal vantagem de trabalhar com e-mail marketing é que, ele só é enviado às pessoas que se inscreveram para tal. Ou seja, pessoas que já demonstraram interesse pelos seus produtos, assim, a chance de converter esses leads é muito mais alta.
Tipos de e-mail marketing
NewsletterO principal objetivo da newsletter é manter o seu público informado sobre novidades, atualizações e promoções, não só da sua empresa, mas também do mercado em geral.São conteúdos mais “leves”, com maior abrangência, que atendem tanto os clientes que chegaram recentemente quanto aqueles já fidelizados.Entenda como um “resumão” do que aconteceu na semana e uma prévia do que virá na próxima.Esse tipo de e-mail ajuda a criar relacionamentos da marca com o público sem necessariamente oferecer algum produto para consumo. É uma ótima estratégia para valorização da sua marca. E-mail promocionalPromocional aqui quer dizer “divulgação de um produto ou serviço” e não necessariamente, desconto sobre um produto.Esse tipo de e-mail marketing visa a conversão em vendas – feito da maneira correta, ele conversa com os clientes já nos diferentes estágios de compra.Eles podem conter informações sobre:- Produtos físicos;
- Produtos/serviços digitais (como consultorias e softwares);
- Produtos digitais gratuitos (eBooks, ferramentas, webinars).