Entender quais são os tipos de consumidores é fundamental para qualquer empresa – conhecer seus hábitos, sua linguagem e plataforma de comunicação preferida ajuda a mapear todo o direcionamento dos seus negócios. E, com certeza, você já ouviu falar sobre o consumidor 5.0.
Também tratado como marketing 5.0, esse novo tipo de consumo pode ser resumido pela alta presença digital e pela personalização de serviços. Ou seja, é marcado pela preferência de toda uma geração na realização das mais variadas atividades no âmbito digital.
Ainda, esse processo de digitalização que vem acontecendo nos últimos anos se intensificou, e muito, durante a pandemia da covid-19 quando nos vimos seriamente dependentes da internet.
Portanto, não é de se surpreender que essa dependência se transformou em hábitos e, esses hábitos são agora o “novo normal”.
E talvez você esteja se perguntando – mas esse não é o consumidor 4.0?
Quase.
O consumidor 5.0 é, acima de tudo, atraído pela experiência.
Para ele, ser o centro dos negócios é o mínimo que as marcas precisam oferecer e ainda, é um consumidor que quer a compra em um clique, mas também demanda uma boa experiência e, se precisar do atendimento, exige que este seja rápido. [1]
Para esclarecer melhor, confira a seguir um breve resumo sobre todos os perfis dos consumidores que já tivemos no mercado.
Uma breve evolução do perfil de consumidor
Consumidor 1.0 – O primeiro modelo de consumidor pode ser descrito como simples e objetivo.
A interação era de um para um, e o produto era praticamente o único requisito de importância, com pouco destaque à marca. O objetivo final, dessa forma, era bem pragmático: resolver o problema e ter um produto de boa qualidade. [1]
Não existia jornada de compra, fidelização de clientes e nem o entendimento sobre o valor agregado do produto.
- Consumidor 2.0 – Também conhecido como o “cliente fiel”, o perfil do consumidor 2.0 surgiu com a expansão do mercado e meios de comunicação.
O aumento da concorrência entre as empresas e, consequentemente, o desenvolvimento de uma maior variedade de produtos, conferiu ao consumidor o poder da escolha, acima da escolha do produto.
O preço e a qualidade se tornaram diferenciais e os principais fatores de decisão, impulsionando as ações de marketing.
- Consumidor 3.0 – Marcado pela emoção, o consumidor 3.0, começou a exigir mais das empresas.
Para além dos produtos, esses clientes buscavam por pertencimento e representatividade, ou seja, a identificação com a marca era o que importava.
- Consumidor 4.0 – Já o consumidor 4.0 é o “cliente informado e menos tolerante”. Isto é, ele demanda transparência, honestidade, porque sabe quando há algo de errado ou fora da realidade. [1]
Essa geração de consumidores procura por empresas que “falem sua língua” e que tenham valores reais. Assim, a personalização nas interações, boa presença digital e serviços humanizados são os principais pontos de decisão.
O consumidor 5.0
Como mencionamos anteriormente, intensificado pela pandemia da covid-19, o processo de digitalização dentro das empresas cresceu expressivamente e a tendência é que seja otimizado ainda mais nos próximos anos.
Para termos uma ideia, só no Brasil, as vendas online faturaram mais de R$ 262,7 bilhões em 2022, registrando alta de 1,6% em relação a 2021, segundo os dados de pesquisa realizada pela NielsenIQ Ebit.
Na pesquisa do Think with Gooogle também temos:
- 85% dos consumidores brasileiros estão fazendo escolhas de compras de maneira mais intencional (+ pesquisa, – impulso);
- 42% das vendas do varejo brasileiro, até 2025, virão de empresas com algum tipo de presença online;
- 72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra (online ou não);
- 70% usam a internet para pesquisa produtos ou serviços diferenciados que “combinam comigo”;
- 42% dos entrevistados dizem estar dispostos a mudar de escolha influenciados pelos resultados das buscas.
Complementando esses dados, tem-se também o levantamento da Mckinsey que aponta que – a integração do poder da criatividade humana com os insights obtidos da análise de dados e a aplicação desses em todas as funções da cadeia de valor de marketing, desde estratégia de marca e percepções do consumidor até experiência do cliente, conteúdo criativo e mídia, são partes essenciais da modernização do marketing para impulsionar o crescimento.
Dessa maneira, podemos entender que o consumidor 5.0 é mais exigente, mais conectado e mais informado que o consumidor 4.0.
Quem é o consumidor 5.0?
- Está sempre conectado;
- Exige experiência personalizada;
- Pode influenciar e é influenciado por terceiros;
- “Brand lover” (alguém que ama incondicionalmente alguma empresa ao ponto de fazer questão em gastar seu dinheiro com ela). [2]
Como atrair o consumidor 5.0?
- Use a tecnologia a favor da sua marca;
- Produza conteúdo para gerar autoridade;
- Invista em uma estratégia omnichannel;
- Ofereça atendimento rápido e eficiente.
Como você já pode perceber, para conquistar o consumidor 5.0 é preciso oferecer boas experiências e entender a sua linguagem para se aproximar e criar uma conexão.
Entenda a importância da presença online para sua empresa
Além disso, vale mencionar também que a versatilidade e a mobilidade que a conectividade, através dos smartphones oferece, permite que esses consumidores resolvam as suas questões em qualquer lugar e em qualquer hora.
Por isso o investimento em estratégias de omnichannel estão recebendo tanto destaque ultimamente – estar presente em diversos canais de comunicação favorece o seu relacionamento com seus leads.
Quer saber como gerenciar as redes sociais da sua empresa de forma profissional?
Ainda, tenha em mente que “o consumidor 5.0 busca saber a opinião de amigos, familiares e até mesmo pessoas que ele não conhece sobre o produto. Além desses detalhes, ele gosta de entender como é a experiência de interação com a empresa e o atendimento recebido.” [3]
Pensando em montar uma estratégia de marketing para o consumidor 5.0? Chame a Tripplo!