Comportamento do consumidor. Dados e insights valiosos para se destacar no mercado.

O comportamento do consumidor vem mudando, por isso, é preciso entender o que motiva a tomada de decisão, onde a decisão é tomada e o que influencia nesta decisão.
19 de março de 2025

O cenário econômico e social no Brasil e no mundo gerou grandes mudanças no comportamento do consumidor, por isso, é fundamental entender o contexto e encontrar oportunidades para sua empresa.

Em um cenário de incertezas, é comum que os consumidores hesitem e tenham dúvidas. Então, é preciso entender o que motiva a tomada de decisão, onde a decisão é tomada e o que influencia nesta decisão. 

O que vai encontrar neste artigo

• Comportamento dos consumidores no Brasil.

• A jornada de compra não é mais linear

• Consumidores confiantes têm até 18X mais chances de indicar sua marca.
• Excesso de escolhas pode adiar ou até cancelar a decisão de compra.

• O que sua empresa precisa fazer para se destacar neste cenário. 

Comportamento do consumidor no Brasil.

Nós brasileiros passamos muito tempo online, com uma média de 9h24 diárias. Somos os segundos no ranking mundial, perdendo apenas para África do Sul, isso é o que revela um relatório da Billion social media users. 

Os aplicativos de mensagens, seguidos das redes sociais e dos buscadores (Google e Bing) são responsáveis pela maioria dos acessos. 

O relatório mostra também que o número de usuários que acessam a internet em busca de informações sobre produtos e serviços vem aumentando, chegando a 61% dos usuários. 

Em contrapartida, com a inflação corroendo parte do poder de compra, os consumidores têm feito gastos mais conscientes.

Por isso, é fundamental sua empresa adotar uma estratégia de comunicação multicanal que envolva de forma integrada redes sociais, blog e canais no YouTube, por exemplo. Comunidades do WhatsApp também são ótimas para aguçar a curiosidade dos membros e direciona-los ao blog ou ao site. 

A jornada de compra não é mais linear

Com as jornadas de compra cada vez mais orgânicas, estar presente na mente dos consumidores ficou mais complexo. 

Segundo uma pesquisa do Google, 60% dos consumidores realizam 6 ou mais passos antes de decidirem comprar uma nova marca ou produto. 

Segundo dados da mesma pesquisa, os consumidores procuram informações em diferentes canais.

Separamos em tópicos as principais pesquisas feitas pelos consumidores: 

  • 80% pesquisam para comparar preço de marcas semelhantes. 
  • 75% para encontrar avaliações de outros consumidores e informações técnicas sobre o produto ou serviço. 
  • 67% para encontrar o site do fabricante.
  • 60% para confirmar as políticas de troca e devolução.

Consumidores confiantes têm até 18X mais chances de indicar sua marca.

Quando o consumidor já foi impactado pelas informações que ele precisa para efetuar uma compra, navegar por muitas opções pode ser divertido, porém, o excesso de informações e opções de escolha pode atrapalhar na decisão. 62% dos consumidores brasileiros afirmam que atrasam ou até desistem de uma compra quando se deparam com muitas opções. 

Poucos consumidores podem se dar ao luxo de errar em uma compra, por isso, quando uma marca ajuda esse consumidor a tomar a decisão certa, ela será recompensada não só com a compra, mas com a fidelização do cliente. Segundo uma pesquisa do Google, consumidores confiantes têm 18 vezes mais probabilidades de voltar a comprar da sua marca e indicá-la para familiares e amigos. 

E o que gera confiança? Ofereça informações de qualidade que ajudem na tomada de decisão! 84% dos consumidores se dizem mais confiantes quando sentem que a informação foi essencial para a compra. Além disso, a credibilidade da marca é um fator decisivo, e neste ponto, a transparência e a consistência das informações são grandes diferenciais. 

Um outro dado interessante mostra que clientes que já tiveram uma boa experiência com sua empresa são mais propensos a confiar na marca. Investir em um processo de  pós-venda forte é fundamental. 

Excesso de escolhas pode adiar ou até cancelar a decisão de compra.

Como dissemos no parágrafo anterior, poucos consumidores podem se dar ao luxo de errar na decisão da compra e criar um ambiente favorável é fundamental para direcionar a escolha do consumidor. 

Ter inúmeras opções pode ser um complicador. 62% dos consumidores brasileiros acabam adiando ou evitando a decisão diante do excesso de informações ou produtos. Facilitar o acesso a conteúdos relevantes pode transformar a jornada de compra em uma experiência mais tranquila e assertiva.

Além disso, marcas que comunicam com transparência, mostram provas sociais (avaliações e cases de sucesso, por exemplo) e constroem um relacionamento contínuo com seus clientes saem na frente.

Mas afinal, o que sua empresa precisa fazer para se destacar neste cenário. 

Ter uma presença digital forte não é mais um diferencial, sua empresa precisa ir além. 

O segredo é criar um ambiente onde a decisão de compra seja simples, segura e satisfatória. Quando isso acontece, a marca não só vende mais, mas também constroi defensores fieis!

Criar estratégias multicanais com conteúdos enriquecedores para a jornada do cliente é fundamental. Os consumidores buscam mudanças e adaptações que impactam de forma positiva a vida das pessoas e o meio onde elas vivem. Se sua empresa já entendeu esse novo cenário, você está um passo à frente.

Além da busca constante por novidades, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o efeito das suas ações na sociedade. Elas querem uma forma de consumo que não traga tantos danos ao planeta e que faça do mundo um lugar melhor do ponto de vista social, econômico e ambiental. 

Pesquisas mostram que 57% dos consumidores são mais leais às marcas que estão comprometidas em lidar com as injustiças sociais em suas ações.

Além disso, os consumidores esperam que as empresas colaborem com outros negócios, inclusive com concorrentes. Se algo pode trazer benefícios para os clientes e para a sociedade como um todo, por que não ser dividido e adotado pelas outras marcas?

Para manter o contato constante com seus consumidores e criar uma comunidade de fãs, as marcas precisam pensar suas ações de marketing de forma integrada. Nesse ponto, o Inbound Marketing é uma estratégia que tem se mostrado bastante eficiente, pois não é focada apenas na venda imediata, mas na atração de novos leads e a condução deles através do funil de vendas. 

Grandes empresas vêm aumentando a fatia do orçamento para esta estratégia pois, além de promover a marca, ajuda a aumentar as vendas e criar relacionamento de longo prazo, entregando um ROI (return on investiment) superior quando comparado às outras estratégias.


Fontes:
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/insights-motivacoes-de-compra/

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/consumidores-confiantes-melhoram-metricas

https://brandpublishing.com.br/tempo-medio-online

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