O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com campanhas de comunicação na web. Você pode monitorar seu site, analisando métricas e parâmetros que permitem uma estratégia de comunicação mais eficiente.
O site MLabs publicou um artigo com excelentes dicas de como usar o Google Analytics e potencializar sua campanha com esta poderosa ferramenta.
Confira o artigo na íntegra abaixo:
O que é e qual o objetivo do Google Analytics?
Quem tem um site, com certeza, deseja que ele seja visto e que faça sucesso! Por isso, é muito importante ter ferramentas para monitorar a sua presença digital e garantir que o público que deseja alcançar está realmente sendo atingido.
Nesse contexto, o Google Analytics (GA) é uma ferramenta indispensável, fornecida gratuitamente para te auxiliar no processo de compreensão do comportamento do usuário dentro do site como um todo, desde a origem do tráfego até o momento de conversão.
Por meio de um código de acompanhamento inserido dentro do site e de parâmetros colocados nas URLs, você poderá acompanhar as atividades dos usuários dentro das suas páginas, bem como a origem deles. É tipo o Olho de Sauron do digital, com algumas ressalvas, claro. #quasetudovê
Ou seja, se você criou uma campanha e divulgou em diversas redes sociais, o Google Analytics mostrará de qual plataforma a visita se originou. Assim, você terá informações para investir na mídia que gerou mais tráfego.
Da mesma forma, pelo Google Analytics, você conseguirá entender qual percentual desses usuários realmente clicou em um botão, converteu em uma compra, colocou um item no carrinho, e muito mais.
É uma ferramenta fundamental para descobrir como os usuários que vieram das redes sociais se comportaram depois, na página.
Se você ainda não aproveita esse oceano de informações, leia esse conteúdo com calma! Depois dele, você certamente estará mais preparado para começar!
Como usar o Google Analytics para monitorar suas ações nas redes sociais?
Antes de começar a medir e analisar suas iniciativas nas redes sociais com o Google Analytics, você precisará acessar e configurar o GA para o seu site – se ele ainda não tiver isso, claro.
Nesta página, você tem o guia completo de todos os passos para essa configuração. Direto da fonte. Vai na fé que vale a pena gastar tempo com isso.
Depois, é hora de definir exatamente o que você irá monitorar pelo Analytics. Lembre-se que essa ferramenta é vasta em informações, então, os gráficos que você irá acompanhar precisam ser aqueles que te mostram – óbvio – se seus objetivos estão sendo alcançados.
Alguns gráficos te ajudam também a otimizar a estratégia, então vale a pena analisar isso de forma cruzada.
Selecionamos abaixo algumas possibilidades pra te ajudar a começar.
1. Entenda a origem do seu tráfego
Ao acessar a aba Aquisições>Visão Geral, você conseguirá entender qual é a origem do tráfego do seu site.
Note que o gráfico te mostra de forma detalhada o percentual de “Novos Usuários” vindos de cada fonte. Se a ideia é entender a performance nas redes sociais, clique em “Social” para ver mai detalhes.
Você também poderá comparar esse números com outros períodos, para entender a evolução deles. Recomendamos que você analise isso semanalmente e verifique o que foi feito em picos e, claro, quando a performance cair também.
Todos esses dados são obtidos a partir do código de acompanhamento do Analytics, que você implementou no código do site.
2. Crie eventos no Analytics e acompanhe metas
Fazer uma análise realmente eficaz de suas redes sociais vai além de simplesmente entender a origem do tráfego, afinal, não basta trazer pessoas das redes sociais se elas não converterem ou forem embora da página.
É preciso entender quantas viraram leads, clientes, etc.
E, para isso, as metas do Google Analytics são fundamentais. Elas são um recurso que te permite analisar um comportamento específico desejado como fazer uma compra, se inscrever em uma newsletter, ver um vídeo, acessar uma aba de contato, etc.
Por exemplo: você pode rastrear os cliques efetuados nos botões do seu site criando um evento e condicionando a conclusão dessa ação. Para isso, basta acessar o GA e clicar aba Administrador>Vista>Metas, escolher a opção de criar um “Evento”.
Um “Evento” te permitirá entender ações específicas como cliques em banners, botões, etc.
Com isso configurado, você poderá cruzar a origem do trafego das redes sociais com o cumprimento de uma meta.
Exemplo: das 213 pessoas que cumpriram a meta 1 que eu configurei, 148 vieram do Facebook.
Para criar uma meta, acesse o Google Analytics, clicando na guia “Administrador”, e siga os passos:
- Visualizar (View);
- Metas (Goals);
- Nova meta (New goal);
- Vá até as Configurações de Metas (Goal setup) e escolha um template. Recomendamos o modelo personalizado;
- Defina a Descrição da Meta (Goal description), nomeando sua meta de redes sociais;
- Por fim, nos Detalhes da Meta (Goal details), escolha a página ou o destino para ser rastreado por esta meta, preenchendo com a URL da sua página de destino.
Feito! Agora é só acompanhar e fazer suas análises!
3. Entenda como os usuários que vêm das redes sociais se comportam no site
O GA também te ajudará a entender como as pessoas que vêm das redes sociais se comportam em seu site.
Além de saber de quais redes sociais os usuários vieram, é possível analisar quantas páginas, em média, eles navegaram por sessão. Também é possível entender o tempo de permanência na página, e outros.
4. Monitore suas campanhas adicionando parâmetros utm às suas urls
Como dissemos lá no início, o GA coleta as informações do seu site tanto pelo código de acompanhamento quanto a partir de parâmetros UTM inseridos em suas URLs.
Isso significa que, ao inserir esses parâmetros – tags – você conseguirá acompanhar, pelo Analytics, a fonte do tráfego, a campanha e outros detalhes. Poderá avaliar também métricas como conversão, taxa de rejeição, tempo de permanência na página e muitos outros.
Então, se você pretende fazer um anúncio no Instagram ou Facebook, por exemplo, precisará taguear suas URLs para acompanhar os resultados pelo Analytics. Para inserir isso, recomendamos a ferramenta nativa do Google Analytics.
Parâmetros como Fonte, Origem e Campanha serão mostrados assim nos gráficos do Analytics:
5. Utilize o gerenciador de tags
Para você ganhar flexibilidade nas ações de marketing em redes sociais, é importante saber como usar o Google Analytics associando o gerenciador de tags.
O Google Tag Manager é mais uma ferramenta disponibilizada gratuitamente, por meio da qual você insere um código no site para centralizar toda sua gestão.
O principal benefício obtido com o gerenciador de tags é a facilidade de manipulação dos códigos de monitoramento. Afinal, nem sempre você terá disponível uma equipe técnica para manipular o código-fonte do seu site.
Isso também aumenta a segurança em seus projetos, já que você será a única pessoa responsável por essa manipulação.
Conclusão
Saber como usar o Google Analytics ainda pode parecer um bicho de sete cabeças, então, aconselhamos que você não tenha medo de explorá-lo.
Siga essas dicas para iniciar sua jornada na medição das suas redes sociais, mas não pare por aqui. Afinal, o GA é e sempre será a principal fonte de informação para otimizar suas campanhas e garantir o seu sucesso.
Fonte: Blog MLabs
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a Tripplo e fale com um consultor!
[contact-form-7 id=”2813″ title=”Formulário de contato 1″]