Como criar a persona perfeita para sua empresa

Persona é um termo utilizado pelo Marketing Digital para caracterizar o cliente ideal da sua empresa. Neste artigo te mostraremos porque e como criar a persona perfeita e alavancar suas vendas.
9 de junho de 2023

Assim como o planejamento, a criação de conteúdo é parte fundamental das estratégias de comunicação de uma empresa. Mas, se você já se perguntou para quem está criando esses conteúdos, saiba que a resposta é – para sua persona.

Esse é um termo que você irá ver com bastante frequência em nossos textos devido a sua importância para o marketing digital.

Contudo, qual é a definição de “persona”? E como criar uma?

Confira a seguir.

O que é Persona?

No mundo corporativo, o termo persona foi utilizado pela primeira vez por Alan Cooper, designer e programador de softwares, em 1983, enquanto trabalha no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de projetos.

Durante a sua pesquisa, Cooper entrevistou Kathy, uma gestora de produtos, em busca de mais informações e para tentar entender mais sobre sua rotina de trabalho.

E ao longo do projeto, diversas vezes Cooper se pegou “pensando como Kathy” – como ela resolveria isso? Ou, como ela usaria esse sistema?

Entendendo que, com esses questionamentos e se posicionando no lugar do consumidor final era possível aprimorar ao máximo o seu projeto, Cooper refinou o conceito de persona e o publicou em seu livro “The Inmates Are Running the Asylum: Why High Tech Products Drive Us Crazy and How to Restore the Sanity”, em 1998.

Com o tempo, a ideia de usar uma persona para mapear os desejos e necessidades de clientes expandiu para outras áreas de atuação, chegando no marketing, onde, podemos dizer que se tornou uma das principais ferramentas de planejamento.

É impossível falar em estratégias de marketing digital e inbound marketing sem primeiro definirmos a persona da empresa.

A Persona então é definida como um personagem semifictício, que representa atitudes e comportamentos típicos de um cliente ideal.

Mas atenção – persona não é seu público-alvo!

Público-alvo

Trata-se de um conceito mais amplo, no qual o perfil do seu público-alvo inclui características demográficas e socioeconômicas como:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • classe social;
  • região do país em que reside;
  • estado civil;
  • nível de formação,
  • profissão;

Determinar o seu público-alvo é essencial para:

  • preparar o seu negócio e criar processos que te permitam ingressar no mercado com vantagens competitivas;
  • precificar os seus produtos de acordo com o nível de valor agregado;
  • nortear a atualização ou criação de novos produtos e/ou serviços;
  • entender as tendências do mercado em que você atua;
  • nortear suas campanhas de marketing.

Persona

Representação do seu cliente ideal.

Construída com uma abordagem mais humanizada, a persona contém descrições detalhadas de hábitos, problemas, posicionamentos. A sua idealização é feita justamente para podermos “visualizar” o cliente.

Portanto, quanto mais específica, melhor. 

  • nome fictício;
  • idade específica;
  • faixa salarial;
  • um resumo do dia a dia da pessoa;
  • atividades específicas que compõe seu lifestyle;
  • valores e crenças;
  • curso em que é formada;
  • cargo e tamanho da empresa em que trabalha;
  • problemas e dúvidas que enfrenta, a nível pessoal e profissional;
  • motivações e ambições que possui;
  • fontes de informação mais usadas;
  • influenciadores favoritos;
  • dispositivos tecnológicos que usa;
  • critérios de decisão de compra.

Esse nível de caracterização permite que você direcione os seus produtos e serviços, seja a nível informativo, educativo ou prático, de maneira a solucionar qualquer desafio enfrentado pelo seu cliente.

Como mencionamos, com esse perfil é possível utilizá-lo para alinhar e determinar os diferentes aspectos da sua estratégia de marketing digital. Por exemplo:

  • formatos de conteúdo específicos e atrativos;
  • linguagem personalizada para conteúdos de site, blog e redes sociais;
  • tipos de anúncio com maior impacto;
  • frequência de publicações e envio de e-mail marketing.

Lembre-se de que é possível utilizar ambos os conceitos – persona e público-alvo, como complementos.

Tipos de Persona

E para que as suas estratégias fiquem ainda mais direcionadas, o conceito de persona foi segmentado conforme alguns propósitos. Confira:

  1. Proto Persona

Esse é o seu primeiro esboço – são as características que você e sua equipe irão separar para montar a primeira persona. Pense nela como a sua base.

Com o tempo e com as informações que você for adquirindo, será possível aprimorá-la e deixa-la cada vez mais próxima do seu cliente ideal.

  1. Audience Persona

Diferentemente da proto persona, a audience persona diz respeito àqueles que estão “ligados” à sua marca nas redes sociais, o famoso engajamento.

Portanto, pense em produzir conteúdos que aumentem e fortaleçam esse engajamento. Conteúdos que atraiam mais visualizações, que despertem curiosidade e que direcionem a audiência para seus outros canais como site e blog.

  1. Buyer Persona

Esse é o subtipo mais utilizado uma vez que ele diz respeito ao seu cliente final, ou seja, àquela pessoa que está pronta para realizar uma compra.

Seguindo a mesma lógica, temos um perfil semifictício de uma pessoa que apresenta comportamentos relacionados diretamente a compra de um produto – desafios, obstáculos e necessidades.

Aqui, você pode trabalhar a ideia de métodos de pagamento, descontos, promoções e fidelização.

  1. Brand Persona

Algumas empresas gostam de trabalhar com a brand persona – uma maneira de humanizar e aproximar a sua marca do público geral.

A principal abordagem é a utilização de conceitos que passam os valores da sua empresa de uma maneira mais sutil e afetiva. Um dos maiores exemplos de brand persona no Brasil é a assistente virtual Magalu, do grupo Magazine Luiza.

Por que eu preciso montar uma persona?

Como já trouxemos em outros textos, boas estratégias de Inbound Marketing fazem toda a diferença no planejamento de construção da sua marca e saber exatamente com quem você está conversando representa uma enorme vantagem.

Benefícios em montar uma persona:

  • Definir os melhores canais de comunicação com seu público;
  • Definir as melhores estratégias e conteúdos;
  • Otimizar a experiência dos clientes:
  • Entender sobre o valor do seu produto e/ou serviço;
  • Aprofundar e melhorar o seu relacionamento com o seu público.

Como montar uma persona?

Não se engane pelo termo “fictício” que usamos ao longo do texto, ok? A Persona é construída com base em informações reais, que você irá adquirir através de pesquisas e análises.

Comece com a ideia da Proto Persona – levante todos os dados que você já possui sobre o seu público-alvo e, junto da sua equipe, desenvolva as lacunas restantes.

Pesquisas de satisfação do cliente, por exemplo, são excelentes para coletar novas informações!

Pense também que você precisará de informações quantitativas e qualitativas – quanto maior o número de dados coletados, maior será o seu campo de desenvolvimento da persona.

Aproveite as métricas das redes sociais, é possível obter referências bem interessantes.

Separamos alguns modelos de perguntas que você pode fazer aos seus clientes. Confira:

  • Qual gênero você se identifica? Idade?
  • Cidade? Escolaridade? Área de Trabalho?
  • Qual é o seu cargo? Tamanho da empresa?
  • Quais são suas principais responsabilidades nesse trabalho?
  • Quais são seus maiores desafios?
  • Quais redes sociais você usa?
  • Como você se mantém informado?
  • Quais são suas habilidades? E hobbies?
  • Quais assuntos você gosta de acompanhar?
  • Quais marcas você costuma usar? Onde costuma comprar?
  • Como você se informa sobre marcas e produtos? 
  • Em quais canais você prefere interagir com marcas?
  • O que te trouxe a nossa empresa?
  • Como você espera que a nossa empresa te ajude a solucionar seus desafios?

Existem também ferramentas online que podem te auxiliar na montagem da sua persona, elas são bem intuitivas e podem facilitar bastante no entendimento geral da sua construção.

Uma pergunta bastante frequente na hora da análise de dados é – de quantas personas eu preciso? Pois bem, depende.

Empresas maiores costumam trabalhar com, no máximo, 3 personas diferentes. Mas para início de conversa, sugerimos que você monte a Proto Persona e mais uma depois de levantar mais informações.

Com duas personas é possível definir metas, estabelecer e direcionar conteúdos bem específicos. Mais que isso pode causar confusão e trazer problemas de comunicação para sua empresa.

Gostamos sempre de reforçar que, no marketing digital e no inbound marketing, é preciso arriscar e experimentar as alternativas oferecidas, só assim é possível encontrar a melhor solução para sua empresa.

Se precisar de alguma ajuda para construir sua persona, chama a Tripplo!

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