Para podermos compreender os impactos que um site lento pode trazer para uma empresa, visualize o seguinte cenário:
Você foi convidado a participar de uma reunião na nova sede da empresa “Y”. Chegando lá você repara que o lobby possui uma disposição pertinente, de maneira que facilita o seu deslocamento e ainda, apresenta placas informativas relevantes com informações sobre as pessoas e suas respectivas salas.
Assim, você não tem nenhum problema em se deslocar ao espaço designado para a reunião – o elevador funciona perfeitamente, a sala está marcada e com as portas abertas, o seu lugar na mesa está indicado com uma plaquinha e você não deixa de notar que há garrafas de água disponíveis para cada convidado, uma caneta e um bloquinho de anotações.
Independentemente do propósito da reunião, ser recebido dessa maneira causa um impacto positivo e deixa uma boa impressão. Portanto, se considerarmos o site como uma filial da empresa, o cenário que descrevemos fica ainda mais real e é justamente essa boa impressão que queremos deixar no público que visita nossos sites.
E no marketing digital, o site é um dos principais canais de comunicação que, construído estrategicamente, irá cumprir o seu papel de apresentação, informação, encantamento e venda.
Por que minha empresa precisa de um site?
Embora haja um consenso no mercado sobre a adoção de estratégias de Marketing para impulsionar a sua presença no ambiente digital, muitas empresas são relutantes na hora de implantar algumas delas.
E, como hoje, o nosso foco é conversar sobre os impactos que um site lento tem nos seus negócios, vamos abordar primeiro todos os seus principais benefícios.
Confira:
- Acessibilidade
Ao contrário dos estabelecimentos físicos que possuem limitações de atendimento e horários de funcionamento, um site pode ser acessado por inúmeras pessoas simultaneamente, em qualquer horário do dia e quantas vezes elas acharem necessário.
Além disso, todas as informações – desde as mais básicas até as mais específicas, estão disponíveis a apenas um clique, possibilitando ao usuário um acesso mais rápido e direcionado.
Dessa maneira, não importa se é um visitante novo que está conhecendo sua marca agora ou um cliente ativo, ambos poderão sanar suas dúvidas em questão de minutos, no conforto de suas casas ou escritórios.
- Credibilidade
Não existe um pré-requisito para as empresas publicarem um site no sentido de número de funcionários ou volume de vendas. Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode começar um. E não entenda isso como um obstáculo competitivo, mas sim como uma oportunidade de crescimento.
Afinal, “99% dos usuários afirmam pesquisar antes de efetuar uma compra, seja em sites de varejo, buscadores online, sites de avaliações de produtos, redes sociais, etc.” (1)
Além disso, você pode customizar todo o site de maneira a deixá-lo mais atraente, mais intuitivo e mais interessante para os visitantes.
- Posicionamento
Como mencionamos anteriormente, no mundo digital não importa o tamanho da sua empresa – o seu diferencial será a maneira como seu site é construído, como ele se apresenta e como ele é percebido.
Ao adotar estratégias de SEO, por exemplo, é possível focar no tráfego orgânico que permite o alcance de leads qualificados.
Da mesma forma, ter um site é o mesmo que ter um cartão de visitas – você pode apresentá-lo a possíveis parceiros e criar novas oportunidades de crescimento.
- Potencialização de resultados
Muitas empresas hoje em dia, principalmente os menores empreendimentos, preferem investir na criação de perfis em redes sociais como o Instagram, que possui, sim, a sua importância no meio digital.
Contudo, quando voltamos à analogia do começo do texto, esses perfis seriam apenas as placas de informações que te guiaram dentro do prédio.
É através do site que sua empresa irá oferecer uma base segura de comunicação e de troca de informações. É pelo site que você mantém seu negócio organizado, podendo acompanhar de perto todo o caminho que os usuários percorrem até se transformarem em leads e finalmente em clientes.
É através dele também que você consegue disparar campanhas mais direcionadas, disponibilizar materiais enriquecedores, depoimentos de clientes e mais.
- Otimização do atendimento e aumento da geração de leads e vendas
Podemos afirmar que ter um site é fundamental para o gerenciamento e para a expansão de vendas. Nele você estará expondo seus produtos e/ou serviços, como em uma vitrine, podendo até oferecer links para compras rápidas se este for o caso, além do esclarecimento de dúvidas e geração de leads.
Integrar ferramentas de marketing conversacional ao site tem sido uma das principais medidas adotadas pelas empresas, principalmente nos últimos meses após a discussão sobre IA entrar nos trends. Estudos mostram que estas ferramentas apresentam um diferencial enorme na otimização de tempo de atendimento e obtenção de dados para o posicionamento no mercado, além de facilitar a geração de leads e fechamento de vendas.
Quais os problemas de ter um site lento?
Se a sua empresa possui um site lento, pode esquecer todos os benefícios que falamos no capítulo anterior.
Conforme o estudo feito pela Portent, a taxa de conversão de um site é influenciada diretamente pelo tempo de carregamento de uma página. Ou seja, um site que carrega em 1 segundo tem uma taxa de conversão três vezes maior do que um site que carrega em 5 segundos.
E se analisarmos os acessos por dispositivos móveis, a taxa aumenta graças à “impaciência” do usuário – quando o carregamento é rápido, a conversão é bem maior.
Se focarmos nas páginas de e-commerce, por exemplo, o estudo mostra que sites que carregam completamente em 1 segundo têm uma taxa de conversão 2,5 vezes maior do que um site que carrega em 5 segundos.
No relatório da KissMetrics também foi observado tal desempenho – pelas métricas, o tempo de carregamento influencia diretamente no comportamento de compra, ou seja, quando o site demora mais de 3 segundos para carregar, em 40% dos casos o consumidor abandona a página.
Dessa forma, ao colocar um site no ar certifique-se de utilizar as ferramentas e as plataformas corretas para evitar dores de cabeça no futuro. Saber sobre hospedagem, sistema CMS e otimização, por exemplo, irá te ajudar muito na hora de desenvolver, gerenciar e fazer manutenções e atualizações.
Evite um site lento:
- Escolha um provedor de hospedagem confiável;
- Utilize a tecnologia CDN;
- Otimize os códigos de CSS e HTML;
- Utilize imagens em formatos adequados para web, como o formato “.webp”;
- Mantenha o site e o provedor de hospedagem sempre com os sistemas atualizados;
- Seja muito criterioso e objetivo ao redigir os textos.
- Opte por um design focado na experiência do usuário, eliminando o que não é necessário;
- Utilize layout responsivo, que se adeque a todos os dispositivos.
Como tais ferramentas requerem um certo conhecimento para sua manipulação, você pode contar com nossa equipe especializada em copywriting, UX Design e SEO.