Antes de começarmos, vale lembrar que não existe uma ou duas fórmulas mágicas para seguir e o seu engajamento nas redes sociais crescer e gerar resultados de uma hora para outra.
Para conseguir esse crescimento é preciso usar e testar algumas estratégias direcionadas para as redes sociais e então, ir adaptando-as aos objetivos do seu laboratório.
Agora que tiramos o elefante da sala, vamos ao que interessa.
A ideia por trás do engajamento é bem simples – um dos significados literais do termo encontrado nos dicionários é “Alinhar-se a determinada ordem de ideias ou de ação coletiva; pôr-se a serviço de uma causa.” (Michaelis)
Dentro do Marketing Digital, o termo “engajamento” corresponde à interação que os seus seguidores têm com seu conteúdo. Ou seja, por curtidas, comentários e compartilhamentos, o seu público vai te dizer quais conteúdos agradam e quais não.
Essa interação é extremamente importante, pois além de entender mais sobre o gosto do seu público, os algoritmos das próprias redes entendem como conteúdo relevante e passam a entregar cada vez mais, aumentando a presença da sua marca nas redes sociais.
Mas e aí? O que fazer para conseguir esse engajamento nas redes sociais?
Planejar é preciso!
O primeiro passo para o sucesso da sua empresa é o planejamento – independente do seu segmento de atuação, é preciso estabelecer metas a curto e longo prazo.
Essa etapa é fundamental não só do ponto de vista gerencial e financeiro, como é um processo que vai te direcionar para o público certo, para não haver nenhuma surpresa desagradável e ainda, proporcionar uma troca saudável com seus clientes.
Na prática, pode-se fazer a seguinte divisão:
- Planejamento Estratégico: estabelecer as metas relacionadas aos objetivos da empresa;
- Planejamento Tático: intermediação entre o estratégico e o operacional. Ex: contratar uma pessoa/empresa especializada para discutir as possibilidades e pôr em prática as ideias da etapa anterior.
- Planejamento Operacional: “pôr a mão na massa” Ex: publicar 4 posts no Instagram e 1 artigo de blog por semana.
Parte do Planejamento Tático deve ser dedicada à criação da Persona – ter essa construção bem fundamentada irá auxiliar na hora de executar as suas estratégias.
A Persona nada mais é que a representação fictícia do seu cliente ideal. Essa representação é feita com dados reais do seu público-alvo, ou seja, com as informações sobre hábitos de consumo e preferências de serviços.
Um bom exemplo disso pode ser visto a seguir:
- Persona: Dra. Carmen dos Santos, 47 anos, ginecologista, trabalha em uma grande clínica especializada na saúde da mulher. Possui um perfil no Instagram onde compartilha dicas de cuidados e atualizações sobre a área.
- Estratégias do seu laboratório: produção de posts, textos de blog e e-books educativos sobre a saúde feminina, sobre quais e como os exames são realizados e ainda, oferecer soluções e ofertas exclusivas para as clínicas parceiras do laboratório.
Para saber mais sobre como montar a sua persona e aprender algumas dicas sobre o gerenciamento das redes sociais, confira nosso e-book!
Como criar conteúdos para a sua persona?
Para manter o seu público engajado é preciso oferecer materiais interessantes e relevantes para eles. Com o levantamento da persona você irá ter uma direção segura a seguir, por isso, alinhe bem as etapas antes de começar a criação.
Os materiais podem assumir diversos formatos e variam conforme a rede social utilizada. Para o Instagram, por exemplo, há postagens com fotos, com vídeos, há os stories e os reels. Já no TikTok, há somente a publicações de vídeos curtos.
Continuando com o exemplo da Persona Dra. Carmen, sabemos que a comunicação deve ser feita através do Instagram. Com a sua formação, área de atuação e uma presença bem forte na rede, não seria interessante, por exemplo, a produção de “dancinhas do TikTok” como ficaram conhecidas.
Por mais que essa tendência funcione para algumas empresas, dentro do nosso exemplo, pode ficar bem fora do escopo.
Para a Dra. Carmen, é preciso que seu laboratório mostre que os conteúdos de ambos podem ser complementares, tendo em mente que o público-alvo é praticamente o mesmo, conteúdos como posts informativos são os mais relevantes. Pense nas dúvidas que a sua persona tem sobre diagnósticos clínicos e forneça respostas para essas dúvidas.
Calendário Editorial
É preciso observar também a periodicidade da publicação, estabelecer um calendário editorial é importante. Dessa forma, a sua equipe terá em mãos as principais informações que deverão ser pesquisadas, atualizadas e realizadas.
Tipos de conteúdos
Esteja atento às datas comemorativas, aniversários e eventos relacionados a sua empresa. Esse tipo de conteúdo podem seguir uma linha mais descontraída e podem ser colocados junto de recursos da própria rede.
Para o Instagram, entendemos como stories interativos, deixe espaço para perguntas e respostas, dúvidas e curiosidades. Exemplo: No dia do aniversário do laboratório, fazer stories com música temática e mostrar os bastidores, como as amostras são armazenadas ou o que significa cada cor dos tubos para coleta de sangue.
Esses posts despertam a curiosidade e o interesse dos seguidores, deixando-os mais próximos da empresa, proporcionando confiança e notabilidade.
Como manter o engajamento nas redes sociais?
Agora que você já sabe como montar um planejamento básico e montar a persona, vamos falar sobre como manter o seu público engajado.
Como mencionamos no começo do texto, não existe uma fórmula mágica de sucesso e, no Marketing Digital, realizar testes é fundamental para compreender a sua presença online.
As nossas recomendações são:
- Ofereça conteúdos relevantes. Entender quais as “dores”da persona e oferecer conteúdos consistentes e relevantes, que realmente “curam” a dor da persona é fundamental.
- Nunca compre seguidores! Essa medida é extremamente prejudicial, que pode causar problemas dentro da plataforma e desacreditar a sua empresa.
- A menos que esse seja o segmento e objetivo principal da empresa, evite publicar sobre opiniões particulares sobre alguns assuntos como crença e política. Como são posições individuais, elas podem lesar o relacionamento com o consumidor final. Recentemente temos visto muitas desistências, reclamações e boicotes às marcas grandes e pequenas devido a esses posicionamentos.
- Mantenha consistência nas suas postagens – informações como melhores dias e horários são fornecidos pela próprias redes e você pode se basear nelas para desenvolver estratégias mais assertivas.
- Hashtags – o seu uso é essencial, mas atenção a quantidade e a relevância delas para o seu conteúdo. Pesquise bem antes de publicar, pois algumas hashtags são proibidas ou promovem assuntos proibidos e podem levar ao shadowban. Além disso, não é recomendado usar mais de 5 hashtags por publicação.
- Mantenha-se fiel à sua identidade visual – o uso de cores, fontes, fotos e alguns elementos gráficos ajudam as pessoas a identificarem as marcas imediatamente.
- Capriche no texto – Erros de português devem ser evitados.
Essas são só algumas dicas para você aumentar o seu engajamento nas redes sociais. Não tenha medo de testar, perguntar e interagir com seu público!