O que é LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) representa a regulação das atividades de tratamento de dados pessoais e altera alguns dos artigos do Marco Civil da Internet.
Simplificando – nosso país possui uma legislação voltada para a proteção de dados e da privacidade de nossos cidadãos. Cabe às empresas que possuem esses dados, zelar, proteger e ser transparente quanto ao trato deles.
O que isso tem a ver com a sua empresa?
TUDO!
Todos os dados dos seus clientes, atuais e futuros, são protegidos pela LGPD, e cabe a sua empresa deixar bem claro o que fará com esses dados.
E mais, já parou pra pensar que qualquer uma das estratégias de marketing digital que você adota, solicita algum tipo de dado? Seja um simples formulário ou a política de cookies do seu site.
Neste cenário, destacamos o direito dos usuários.
Resumidamente, eles são:
- Direito de confirmação de existência do tratamento;
- Direito de acesso aos dados;
- Direito de correção dos dados incompletos, inexatos ou que estejam desatualizados;
- Direito de anonimização, bloqueio ou eliminação de dados que não são necessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o que diz a LGPD;
- Direito de portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, por meio de requisição expressa, seguindo a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
- Direito de eliminação dos dados pessoais tratados com o aval da pessoa titular;
- Direito de informação das entidades públicas e privadas;
- Direito de informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências deste elemento;
- Direito de revogação do consentimento.
Neste sentido, vamos te mostrar alguns dos princípios da LGPD que a sua empresa precisa seguir, afinal de contas, eles estão aqui para direcionar a maneira como você e a sua empresa vão operar daqui pra frente. Três deles são:
- Finalidade: sua empresa deve sempre deixar claro a finalidade específica para cada coleta de dados;
- Adequação: os dados de seus clientes devem ser tratados de forma compatível com a finalidade que você passou a eles;
- Necessidade: o tratamento de dados deve se limitar ao mínimo necessário para a realização das suas finalidades comerciais no presente momento.
Na prática, o que altera na relação da LGPD e a sua empresa?
Essencialmente, a transparência.
Sua empresa precisa deixar muito claro para seus clientes sobre como os dados deles serão trabalhados. Você precisa esclarecer, por exemplo, que poderá usar cases de sucesso em publicidade da marca, se você terá conteúdos ou notícias a serem veiculadas em outros lugares, etc.
No entanto, há também pontos relevantes nos canais que você já utiliza ou utilizará.
Em seu site ou landing page, por exemplo, você deve inserir botões para que as pessoas aceitem a política de cookies e privacidade.
No caso de uma página de capturas, as caixas de marcação para aceitar o fornecimento de dados são obrigatórias e devem respeitar algumas regras.
Sua empresa também pode recorrer a checkboxes, com os campos de sim ou não, para que a pessoa escolha sobre o compartilhamento de seus dados. Aqui, você pode colocar como campo obrigatório uma vez que ela pode negar a solicitação feita.
Nos campos de um formulário, seja criativo e sempre tenha em mente que a clareza e transparência precisam estar acima de tudo.
Viu como LGPD não precisa ser um bicho de sete cabeças? Este é só o começo. Em breve, trazemos ainda mais pontos relevantes para ajudar você e a sua empresa com o assunto!
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