Entenda os principais conceitos e como aplicá-los com sucesso.
Já parou para pensar por que algumas marcas conseguem ser mais lembradas que outras? Por que temos a impressão que uma marca oferece um serviço ou produto melhor que seus concorrentes, mesmo que sejam igualmente bons comparado com os demais? Pois é, a resposta para essas perguntas é simples, eles trabalharam o Branding, fizeram uma boa Gestão de Marca.
Entender e criar mecanismos e ações para diferenciar sua marca, é fundamental para a elaboração de uma boa estratégia de Marketing Digital. Afinal, o que sua empresa tem a oferecer pode te diferenciar no mercado online que é tão vasto e de alta concorrência.
O que é Branding?
Branding nada mais é do que a gestão de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais presente na mente e no coração dos seus consumidores. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.
A construção do Branding é um conjunto de ações cujo resultado é percebido a longo prazo, afinal, uma marca forte e consolidada, não se constrói da noite para o dia.
Para falarmos sobre como é construído uma marca, precisamos antes, entender o que é marca.
O que é uma “marca”?
Ao contrário do que muita gente pensa, sua logo não é sua marca. Sua marca não é seu site, tão pouco seu mascote.
Sua marca é a junção de aspectos que remetem seus consumidores a você, como por exemplo: seu nome e sua identidade visual. Porém, o conceito de marca vai muito além.
A Harley Davidson, por exemplo, em 1990, conseguiu judicialmente, o direito de ser a única detentora do barulho bem peculiar que sai do motor de suas motos, barulho este que por característica, identifica sua fabricante.
Sua marca, é o conjunto de fatores e coisas que te representam. Além disso, é algo independente de você, pois, está relacionada a como as pessoas percebem sua marca, ou seja, se trata do que é e como você a promove.
É portanto, falando basicamente, esta junção o que te diferencia das demais empresas. Quanto maior e mais óbvia for a diferença, maior será sua frequência e permanência na vida das pessoas.
O poder da identificação do consumidor com sua marca
O primeiro ponto fundamental para tratarmos sobre gestão de marca é referente a teoria de Simon Sinek, que aborda os motivos que levam as pessoas a se identificarem com determinada marca ou ideia.
A escolha por determinada marca, é baseada no nível de identificação alcançado, através dos sentimentos que seu serviço transfere ao consumidor. Seu cliente não compra seu serviço, mas sim, o motivo pelo qual você o vende.
Um bom exemplo para que você consiga entender este processo, foi trazido pelo Simon Sinek em seu TEDs, em que nos conta, que a Apple não vende somente smartphones com tecnologia avançada e integração a várias ferramentas criadas para dar praticidade ao dia a dia de seus usuários.
A empresa de Steve Jobs (inclusive através da figura de seu criador), te mostra que quer colaborar com a construção de um mundo melhor por meio de como as pessoas se comunicam e se relacionam, e acredita que conseguirá atingir este objetivo através dos produtos por ela desenvolvidos.
Ou seja, se você consegue se identificar com os motivos da existência da Apple, é estabelecida uma conexão entre você e a marca, a ponto de querer comprar e mostrar para as pessoas que você compartilha do mesmo ideal.
A compra de um iPhone significa que seu consumidor pensa como a Apple e as pessoas fazem isso não pela aquisição do produto por si só, mas pela afirmação da identificação de compartilhar dos mesmos ideais.
Sua marca ganha formato, personalidade e posicionamento, quando há transferência dos seus motivos para identidade gráfica e ações de marketing.
Como aplicar o Branding de forma eficaz na sua empresa?
De início, é essencial que você tenha ciência que seus colaboradores deverão ser os primeiros a terem contato com o que você tem a oferecer, afinal, é por meio deles que sua marca chegará até seus clientes. Se não tem a aprovação deles, certamente não terá do seu público.
Por exemplo, através dos seus funcionários, você consegue avaliar o nível de reconhecimento e identificação da sua marca, ao realizar as seguintes ações:
- Conhecimento: em qual proporção seus funcionários entendem os valores e objetivos da sua marca.
- Proteção: perceba o nível de proteção e cuidado que seus colaboradores têm por sua marca.
- Comprometimento: o quanto sua marca é comprometida para entregar exatamente o que diz ter a oferecer.
- Capacidade de adaptação: o nível da capacidade da sua marca para se alinhar com as exigências e mudanças do mercado.
Com relação aos dados externos, ou seja, falando sobre a percepção das pessoas a respeito da sua marca, podemos listar os seguintes elementos como decisivos para a avaliação do seu trabalho de Branding:
- Autenticidade: necessidade de saber se diferenciar no mercado.
- Relevância: é preciso provocar mudanças na vida das pessoas.
- Presença: é preciso estar presente nas situações certas, nos momentos certos e nos locais corretos.
- Entendimento: é preciso que as pessoas entendam qual o propósito da sua empresa.
- Consistência: não adianta apenas dizer que sua marca tem algo a oferecer é preciso se comprometer e entregar o com eficiência o que foi oferecido.
Agora que você já conhece e sabe qual a melhor forma de colocar em prática o Branding, recomendamos que você invista tempo e conhecimento na criação de uma boa estratégia para sua marca. Tenha certeza que este investimento trará bons resultados a curto, médio e longo prazo.