Confira o artigo publicado pelo Sebrae/MG sobre o uso da linguagem no mundo digital:
Existe um discurso implícito em tudo que conseguimos interpretar. Uma foto, uma obra de arte, uma carta: toda produção que nos causa sensações é portadora de um discurso. Isso é uma consequência da combinação de nossa percepção sobre algumas coisas. Dentre elas: o portador da mensagem, o contexto em que ela é proferida e a plataforma escolhida. Uma alteração em qualquer uma dessas variáveis pode afetar drasticamente o sentindo daquele discurso.
No ambiente digital, diversos conteúdos se transformam em pontes transmissoras de nossas mensagens. Exemplos disso são: vídeos, posts, álbuns e uma infinita gama de possibilidades. Se pudéssemos identificar ao menos um elemento comum a todas essas manifestações, esse seria o texto.
Do oral à escrita
Quando a transmissão do pensamento saiu da oralidade, pensava-se que as letras escritas tinham o poder de nos fazer conversar. Até mesmo com o ausente. Se não estou diante de você é o meu texto que vai cumprir a missão de transmitir a mensagem. Imagine, então, o que diriam intelectuais daquela época. Por exemplo, Agostinho (aquele que depois se tornaria Santo) se conhecessem o poder de transmissão da internet! Com as possibilidades dos meios digitais, eu falo com meu interlocutor e ele comigo. Isto ocorre em tempo real e de onde estivermos.
Além de potencializar as trocas, o ambiente digital trouxe impactos também na forma como escrevemos. A linguagem no mundo digital tem uma lógica própria. E é importante que as empresas compreendam tais particularidades. Especialmente porque as mídias sociais são poderosos instrumentos de relacionamento entre as estas e seus públicos. Dizer que a linguagem no digital é leve e fluida não quer dizer que ela seja pobre ou infantilizada. Ou muito menos, que não seja relevante e informativa. É importante estar atento a cada post, cada resposta. Pois muitas vezes o tom transmitido por uma simples frase pode implicar reações indesejáveis. Cada palavra e cada caractere fazem muita diferença. Tudo isso, claro, considerando cada tipo de público que se deseja atingir, em cada situação.
Levar em consideração a interpretação de seu interlocutor é um fator essencial para garantir que sua mensagem seja absorvida da forma planejada. Isso é possível quando o público é conhecido de maneira detalhada. Como é a sua rotina? Quais são seus hábitos de consumo? Quais são suas expectativas para a vida? Quais são suas angústias? Como a sua marca pode ajudá-lo em seus objetivos?
Neste contexto, precisamos provocar uma reflexão sobre a influência do discurso para fidelização de clientes e ampliação da presença de empresas nas redes sociais, citando exemplos, boas práticas e estudos de caso. Reflita sobre o assunto e pondere sobre a forma de uso na sua empresa.