O marketing digital é uma variante do marketing tradicional que usa meios de comunicação digitais para divulgar produtos ou serviços. Ele abrange temas de diferentes áreas de conhecimento, como conteúdo, vendas, atendimento ao cliente, estatística, análise de resultado, design e produções audiovisuais.
Se você está aqui é porque precisa do marketing digital. Então, PARABÉNS, pois você já deu o primeiro passo para criar sua campanha de marketing digital.
Confira 4 coisas que não podem faltar na sua campanha de marketing digital:
01 – Benchmark
Antes de desenvolver uma estratégia e conteúdo para o seu próprio negócio, investigue o que os outros estão fazendo. Pesquisar o que os concorrentes estão fazendo é criar o famoso benchmarking. Não é à toa que essa prática é bem conhecida.
Quando feito com profundidade, o estudo dos competidores é uma ótima referência para entender os pontos positivos e os pontos de melhoria da sua própria empresa.
Para deixar esse processo mais organizado, fizemos uma lista de tarefas que você precisa seguir para fazer uma pesquisa de concorrência completa. São 6 passos que vão ajudar você e sua equipe a terem clareza sobre quais estratégias de marketing digital seguir, baseando-se no que o mercado já está fazendo.
- Liste quais são os seus 6 principais concorrentes, escolha 3 concorrentes do mesmo porte que a sua empresa e outros 3 que são líderes na sua área de atuação.
- Faça a boa e velha pesquisa em sites de busca pelo nome do seu concorrente para descobrir se e como eles anunciam lá e como se mostram.
- Categorize sua busca, registre quais são os principais resultados da busca, considerando: Anúncios; Site, Redes sociais, Notícias, Imagens, Artigos e Conteúdo orgânico de alta relevância (por exemplo, um blog post de sucesso).
- Estude o conteúdo, navegue em cada um dos links que você separou fazendo uma análise crítica.
- Registre tudo que você encontrar com anotações e prints das telas. E guarde esse material em um local de fácil acesso para você conferir sempre que precisar.
- Defina a periodicidade de atualização do documento. Em diversas áreas de atuação, é provável que existam períodos em que seja necessário revisar com mais frequência, mas tudo depende da sua especialidade. O importante é manter atualizado, pois este é um material de consulta.
02 – Site ou landing page com copy e layout persuasivos.
Um site profissional conecta sua empresa ao mercado, divulga seu negócio e gera oportunidades de vendas.
Imagine que você precisa de um aparelho de pressão digital de pulso, mas ainda não sabe onde comprar. Então, começa a procurar na internet pelas lojas que vendem o item. Na busca, aparecem muitas opções, então você clica em dois sites.
Um deles tem todas as informações que você precisa do produto:
- Porque o aparelho dessa loja é superior aos dos concorrentes;
- Detalhes técnicos;
- Depoimentos de quem já comprou;
- Preço e as condições de pagamento;
- Certificados de transação segura;
- Lista de perguntas frequentes;
- Canal de contato.
Já o outro site, só mostra uma foto do produto, informações técnicas e o preço do pagamento.
Considerando os dois cenários, o primeiro site entrega muito mais informações, o que pode dar mais segurança para o usuário que ainda não sabe de onde vai comprar o aparelho.
Trouxemos esse exemplo para você sempre se lembrar de que quando as informações são fáceis de encontrar, as pessoas se sentem mais seguras para adquirir o que você está oferecendo.
03 – Pesquisa de dores do público-alvo para criação da persona.
Ter o público-alvo bem definido e claro para todos os funcionários da empresa é fundamental. O público-alvo é definição econômica, social e demográfica de quem poderia comprar o seu produto ou serviço.
Faça a seguinte pergunta: você conhece mesmo seu cliente, sabe como ele se comporta na internet? O que acessa, quais os comportamentos, quais redes sociais mais utiliza? Para descobrir isso, é preciso investigar.
Aqui vão algumas opções de como fazer isso:
- Pesquise em quais canais de comunicação e redes os seus clientes atuais estão. Depois, analise como eles se comportam nesses espaços digitais.
- Converse com os seus atendentes ou vendedores para entender em qual situação o cliente chega até sua empresa e por que tomou tal decisão.
- Use o Google Trends para pesquisar o que as pessoas estão falando sobre o nicho em que você atua.
- Faça entrevistas com pessoas interessadas no seu negócio, mas que ainda não efetuaram a compra.
- Busque saber porque elas ainda não compraram e se elas gostam do seu conteúdo. Faça entrevistas com quem já é cliente. Pergunte onde conheceu seu negócio, por que decidiu comprar e onde costuma consumir conteúdo.
- Ao fechar uma nova venda, pergunte ao novo cliente qual a dor ele tinha quando procurou sua empresa, e porque ele escolheu sua empresa e não a do concorrente.
Com esses dados em mãos, você estará apto a criar uma persona para sua campanha de marketing digital. Mas tenha sempre em mente que essa persona pode evoluir junto com o progresso do seu negócio. Pois, como em qualquer ramo econômico, as dores, desejos, mídias e tecnologias mudam.
04 – Criativos profissionais e persuasivos.
Os criativos podem ser a porta de entrada das pessoas para o seu negócio.
Eles são todo conjunto de imagem e/ou texto que irá divulgar o produto ou serviço nos canais de comunicação. Por isso, é essencial que a identidade visual e a linguagem sejam impactantes para chamar a atenção do usuário.
Se você já definiu o seu público-alvo e persona na etapa 5, o desenvolvimento de criativos é mais fácil, pois ele será guiado por aquelas informações.
Agora que você já sabe os 4 passos fundamentais para criar sua campanha de marketing digital, é hora de ir mais a fundo. Criamos um guia passo a passo para você começar do zero e conseguir bons resultados com sua campanha. Baixe o guia neste link!